Um artigo publicado em 7 de agosto de 2015 em Gastroenterology relata os resultados de pesquisa sobre o efeito do mediador inflamatório prostaglandina E2 (PGE2) como força motriz na metástase do câncer colorretal.

“O papel normal da PGE2 é vir para o resgate quando você faz algo como cortar o dedo”, explicou o pesquisador Raymond N. DuBois, MD, PhD, do Instituto Biodesign, do Arizona State University. “Ela atrai células imunológicas do corpo e estimula as vias que curam o local da ferida. O nível de PGE2 vai para cima e, em seguida, vai para baixo dentro de alguns dias da cicatrização da ferida. Mas no câncer, as células continuam a produzir PGE2 cronicamente, por isso é como se o processo nunca cicatrizasse. Ao fazê-lo, isso gera células-tronco cancerosas que promovem a progressão do câncer e metástase.”

 

Ao medir os níveis de prostaglandina E2 em amostras de carcinoma colorretal e tecidos normais, o Dr. DuBois e seus associados encontraram uma correlação entre o composto e os marcadores das células-tronco de câncer de cólon. “Usamos uma combinação de abordagens que utiliza tecidos humanos e modelos de camundongos para completar nossos estudos”, afirmou. “Tomamos amostras de cânceres do cólon humano e, em seguida, purificamos a população de células-tronco do câncer. Quando tratamos essas células-tronco com PGE2, descobrimos que são 1.000 vezes mais metastáticas do que as células não tratadas com PGE2.”

 

“Então, se podemos apenas atacar e eliminar as células-tronco de pessoas com câncer de cólon, podemos desenvolver uma nova abordagem terapêutica para o tratamento de câncer colorretal e melhorar os resultados”, previu.

 

“Há tempo sabemos que tomar medicamentos anti-inflamatórios não esteroideis (AINEs), produz efeitos benéficos na redução do risco de câncer colorretal”, observou o Dr. DuBois. “Mas a maioria dos medicamentos AINEs podem causar efeitos secundários cardiovasculares graves quando tomados durante um longo período de tempo, assim é necessário descobrirmos melhores alvos de medicamentos. Este estudo nos aponta na direção certa.”

 

Traduzido por Essentia Pharma

Fonte:http://www.lifeextension.com/whatshot/2015/8/august-whats-hot-articles/page-01

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”