Um novo estudo publicado em abril de 2015 relata que modelos experimentais sugerem que a suplementação de vitamina C pode prevenir o comprometimento da memória espacial induzida pela privação crônica de sono. Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (abreviação em inglês, CDC) dos EUA indicam que um número estimado de 50 milhões de adultos norte-americanos têm distúrbios do sono ou de vigília. A insuficiência de sono está ligada a acidentes de veículos motorizados, catástrofes industriais e erros durante a jornada de trabalho, bem como aumento do risco de doenças crônicas, incluindo câncer, hipertensão, diabetes e depressão.

Os cientistas induziram a privação do sono em ratos utilizando um aparelho de plataformas múltiplas modificado para oito horas por dia durante seis semanas. Alguns dos ratos receberam vitamina C, a uma dose de 150 mg/kg por dia ou 500 mg/kg por dia. Os ratos foram submetidos ao Radial Arm Water Maze (labirinto radial aquático) para avaliar a aprendizagem espacial e o desempenho da memória após privação de sono por seis semanas. Os pesquisadores também avaliaram o hipocampo dos ratos, medindo as atividades dos biomarcadores de defesa antioxidante incluindo a glutationa reduzida, glutationa oxidada, a razão da glutationa reduzida para oxidada, catalase, superóxido dismutase e ácido tiobarbitúrico.

 

A suplementação com vitamina C normalizou a diminuição do hipocampo em relação com a glutationa oxidada causada pela privação de sono e normalizou as atividades de catalase e superóxido dismutase, como também dos níveis de glutationa oxidada.

Os pesquisadores concluíram, “Coletivamente, a diminuição da memória espacial foi induzida por privação crônica de sono, e o tratamento com vitamina C impediu tal desvalorização. Isto foi, possivelmente, alcançado através da normalização de mecanismos de defesa antioxidante do hipocampo”.

 

 

Traduzido por Essential Pharma

Fonte: http://www.cpmedical.net/breaking_news_page/vitamin-c-may-prevent-spatial-memory-impairment?utm_source=iContact&utm_medium=email&utm_campaign=ProThera,%20Inc.(newsletters@prothera.com)&utm_content=Breaking+News+Practitioner+6-30+New

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”