O resultado de um recente estudo1 sobre os efeitos do gengibre no estado de estresse oxidativo glicêmico em pacientes diabéticos tipo 2 aponta uma possibilidade natural e acessível de reverter os estágios iniciais dessa condição. O estudo duplo-cego, controlado por placebo, randomizado e clínico, incluiu 41 mulheres e homens (todos adultos com idades entre 20 e 60) até a fase final, divididos em dois grupos (22 no grupo gengibre e 19 no grupo controle), recebendo diariamente 2g de gengibre em pó ou lactose como placebo durante 12 semanas.

O grupo gengibre obteve uma redução dos níveis de FBS, HbA1c, Apo B, Apo B/Apo A-I e MDA, e apresentou aumento do nível de Apo A-I. Em conclusão, o estudo mostrou que a suplementação de gengibre com relação aos seus efeitos colaterais insignificantes, pode ser um bom remédio para pacientes diabéticos ou pré-diabéticos na diminuição de complicações crônicas secundárias.

Conforme outro estudo2, a prevalência mundial de diabetes entre adultos (com idade entre 20 e 79 anos) é de 6,4%, atingindo 285 milhões de adultos, em 2010, e com estimativas de aumento para 7,7%, e 439 milhões de adultos até 2030, aumento este, particularmente maior em países em desenvolvimento.

 

Autor (a): Raquel Rita

Referências:

1-     Nafiseh KhandouziFarzad ShidfarAsadollah Rajab,et al. The Effects of Ginger on Fasting Blood Sugar, Hemoglobin A1c, Apolipoprotein B, Apolipoprotein A-I and Malondialdehyde in Type 2 Diabetic Patients. Iran J Pharm Res. 2015 Winter; 14(1): 131–140.

2-     Shaw JESicree RAZimmet PZ. Global estimates of the prevalence of diabetes for 2010 and 2030. Diabetes Res Clin Pract. 2010 Jan;87(1):4-14.

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”