De acordo com uma nova meta-análise, publicada em International Journal of Food Sciences and Nutrition, o consumo de probióticos, as chamadas “boas bactérias”, podem reduzir o peso corporal e o índice de massa corporal (IMC).

Os benefícios de saúde associados aos probióticos têm sido amplamente debatidos. Seus suplementos, muitas vezes adicionados a iogurtes, podem apoiar o bem-estar geral, além de melhorar a imunidade. No entanto, quanto ao IMC e peso corporal, a evidência para os efeitos benéficos ainda não está consolidada.

 

Investigadores do Departamento de Cardiologia, do People’s Taizhou Hospital, Taizhou, China, combinaram os resultados de 25 estudos em humanos, randomizados, que investigaram o impacto do consumo de probióticos sobre o peso corporal e IMC em mais de 1.900 adultos saudáveis. Eles encontraram uma associação positiva, sendo que a maior redução no IMC ocorreu em adultos com sobrepeso. Curiosamente, a ingestão de mais de um tipo de probióticos durante 8 semanas ou mais, resultou num aumento da perda de peso.

 

“Até a data, poucos pesquisadores têm investigado os efeitos dos probióticos sobre o peso corporal e IMC, sem um resultado consistente”, observa o principal autor Qingqing Zhang.

 

Embora a quantidade de perda de peso documentada neste estudo foi mínima, mesmo uma pequena redução pode ter benefícios enormes de saúde pública, reduzindo as doenças relacionadas, como diabetes tipo 2 e pressão arterial elevada.

 

Mais informações: Qingqing Zhang et al. Effect of probiotics on body weight and body-mass index: a systematic review and meta-analysis of randomized, controlled trials, International Journal of Food Sciences and Nutrition (2016). DOI: 10.1080/09637486.2016.1181156

 

Referência:http://medicalxpress.com/news/2016-07-consuming-probiotics-weight-loss-bmi.html

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”