Confira o e-book da Harvard Health Publishing sobre endometriose.
Para entender a endometriose, é importante conhecer como funciona o endométrio e o que acontece quando esse tecido se desvia do seu percurso natural.
O endométrio é a camada de tecido que reveste o interior do útero. Um endométrio típico tem entre 1 e 16 milímetros de espessura, dependendo da fase do ciclo menstrual.
Durante o ciclo mensal de uma mulher, quantidades crescentes do hormônio estrogênio indicam um espessamento gradual do endométrio até pouco antes da ovulação, quando um dos ovários libera um óvulo e o nível de um segundo hormônio, a progesterona, começa a aumentar. Se um espermatozoide fertilizar o óvulo, o embrião em desenvolvimento se implantará nesse tecido endometrial e crescerá. Durante a gravidez, o tecido endometrial também nutre a placenta, órgão que se forma para fornecer oxigênio e alimento ao feto. No entanto, se o óvulo não for fertilizado, os níveis de progesterona começam a baixar, fazendo com que as camadas superficiais do endométrio se decomponham. O útero então elimina essas camadas, resultando na menstruação. O endométrio é mais fino durante e logo após a menstruação da mulher.
O endométrio é constituído por duas camadas. A camada interna, funcional, contém glândulas, bem como o tecido conjuntivo chamado estroma – a camada que engrossa a cada mês durante a primeira fase do ciclo menstrual e é eliminada durante a menstruação. Já o estrato basal, a camada de base do endométrio, permanece estável, preso à parede interna do útero.
Em mulheres com endometriose, um tecido semelhante ao endométrio também cresce em outras partes do corpo. Chamado pelos médicos de implante de tecido, nele também há a presença de glândulas e de estroma. Mais comumente, é encontrado em outros órgãos da pelve:
Raramente, o tecido semelhante ao endométrio é encontrado em outras partes do corpo, como nos pulmões, nos dedos ou até mesmo no cérebro.
Entenda mais sobre endometriose e a relação do endométrio com a doença. Leia o e-book “Ajuda para a endometriose”, um material exclusivo da Harvard Health Publishing, traduzido e disponibilizado especialmente para você.
Acesse o conteúdo completo do
E-book Ajuda para a endometriose
Ao baixar o conteúdo, você assina a nossa newsletter e concorda com a nossa política de privacidade.
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar
Olá!
Como podemos ajudar você?