Os micronutrientes têm um papel vital para manter o corpo em bom funcionamento. Porém, é comum que aconteçam casos de deficiência de alguns deles, seja pela carência na dieta, por dificuldade do organismo na absorção ou até mesmo por fatores externos.
Neste contexto, podemos destacar a falta de vitamina B12. A deficiência do nutriente é um quadro clínico que chama a atenção da área médica, tanto que é chamado de “epidemia” em algumas publicações.
O grande ponto é que o nosso corpo precisa da vitamina B12 para muitos processos e há diferentes formas para repor o nutriente. Uma delas é a vitamina B12 injetável, que vem ganhando destaque pela sua eficácia em tratamentos.
Entenda para que serve, os benefícios e quando pode ser recomendada.
Antes de explicar para que serve a versão injetável, vamos lembrar que a vitamina B12 está relacionada com a produção das nossas células sanguíneas, contribui com o funcionamento do sistema nervoso e regeneração muscular.
Desta forma, a vitamina B12 injetável serve para repor o nutriente, além de ser recomendada para lidar com dores e inflamação nos nervos, e dores nos músculos ou articulações, quando são intensas.
Primeiramente, é recomendado investigar qual o mecanismo que causa a deficiência da vitamina B12 no corpo. Depois disso, o médico indica a melhor opção para suplementar, a dose indicada e a duração do tratamento. Entre as opções, está a vitamina B12 injetável.
Pela sua importante atuação em diferentes processos e sínteses do nosso organismo, a vitamina B12 injetável apresenta benefícios em casos como:
Os efeitos da suplementação de vitamina B12 injetável dependem de diferentes fatores para serem percebidos. Há variáveis, como as condições físicas, hábitos e objetivo do tratamento que interferem nesta questão. Cada caso é um caso, e precisa da avaliação médica para ser indicado o tempo que leva para apresentar efeitos.
Adultos, atletas, crianças e idosos em geral podem se beneficiar da vitamina B12 injetável, quando recomendada.
O tratamento com terapias injetáveis deve ser feito com recomendação médica e aplicado por um profissional capacitado. Ainda, o pedido da suplementação é feito pelo médico, que orientará sobre a dose, tempo de duração e via de administração para a aplicação (soro endovenoso, intramuscular ou injeção subcutânea).
A produção de medicamentos injetáveis deve atender a rígidos critérios para garantir segurança, necessita de equipamentos com alta tecnologia, matéria-prima de qualidade e exige um minucioso controle em todas as etapas de produção.
A Essentia Pharma conta com o Centro Tecnológico de Medicamentos Injetáveis, o qual desenvolve, entre tantos outros manipulados, a vitamina B12 injetável.
Comece consultando o seu médico e, se precisar, entre em contato conosco para saber mais.
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar