Relatório da American Heart Association

DALLAS – De acordo com um novo estudo, um coração saudável pode ter benefícios importantes para prevenir o declínio da função cerebral que às vezes acompanha o envelhecimento.

 

Os pesquisadores estudaram um grupo racialmente diverso de adultos mais velhos e descobriram que fatores de saúde cardiovascular mais ideal foram associados a uma melhor velocidade de processamento cerebral no início do estudo, e menor declínio cognitivo aproximadamente seis anos mais tarde.

 

Os pesquisadores da Universidade de Miami e Universidade de Columbia usaram a definição de saúde cardiovascular do guia da American Heart Association, “Life’s Simple Seven®“, que inclui níveis ideais de peso, atividade física, dieta saudável, pressão arterial, colesterol, glicose e evitar o tabaco.

 

“Alcançar as métricas de saúde da definição está associado com um risco reduzido de ataques cardíacos e derrames, mesmo entre os idosos. E a descoberta de que elas também podem impactar a área cognitiva ou função cerebral ressalta a importância do monitoramento e controle desses sete fatores por pacientes e médicos”, disse Hannah Gardener, Sc.D., principal autora e cientista assistente do estudo em neurologia da Escola de Medicina Miller da Universidade de Miami, na Flórida.

 

No início do estudo, 1.033 participantes do Northern Manhattan Study (média 72 anos; 65% hispânicos, 19% pretos e 16% brancos), foram testados para a memória, pensamento e velocidade de processamento do cérebro. A velocidade de processamento cerebral mede quão rápido uma pessoa é capaz de realizar tarefas que requerem atenção concentrada. Cerca de seis anos depois, 722 participantes repetiram os testes cognitivos, o que permitiu aos pesquisadores medir o desempenho ao longo do tempo.

 

O que descobriram:

• Ter fatores de saúde cardiovascular mais ideais foi associado a uma melhor velocidade de processamento cerebral na avaliação inicial.

• A associação foi mais forte quando a pessoa não era fumante, e possuía glicemia de jejum e peso ideais.

• Quanto mais fatores de saúde cardiovascular, mas ocorria a associação com menor declínio, ao longo do tempo, da velocidade de processamento, memória e funções executivas. A função executiva do cérebro está associada com o foco, gestão do tempo e outras habilidades cognitivas.

 

Embora este estudo sugira que o estabelecimento de medidas ideais de saúde cardiovascular seja benéfico para a função cerebral, futuros estudos são necessários para determinar o valor da rotina de avaliação e tratamento de fatores de risco, tal como pressão arterial elevada, a fim de reduzir o declínio da função cerebral.

 

Gardener disse que estudos semelhantes em populações diversas, com diferentes perfis de escolaridade, alfabetização e situação de emprego, são necessários para generalizar os resultados.

 

“Além disso, mais estudos são necessários para identificar as faixas etárias, ou períodos no decorrer da vida, durante os quais os fatores de saúde cardiovascular e comportamental podem ser mais influentes na determinação do comprometimento cognitivo mais tarde na vida, e como modificações comportamentais e de saúde podem influenciar o desempenho cognitivo e mitigar o declínio ao longo do tempo.”

 

Os coautores são Clinton B. Wright, M.D., M.S.; Chuanhui Dong, Ph.D.; Ken Cheung, Ph.D.; Janet DeRosa, M.P.H.; Micaela Nannerya; Yaakov Stern, Ph.D.; Mitchell S.V. Elkind, M.D., M.S.; e Ralph L. Sacco, M.D., M.S. As informações dos autores estão no manuscrito.

 

A pesquisa foi apoiada pelos National Institutes of Health NINDS e por Evelyn F. McKnight Brain Institute.

 

Fonte:http://newsroom.heart.org/news/healthy-heart-equals-healthy-brain

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”