O zinco e múltiplas vitaminas, além de essenciais para muitos processos biológicos, são essenciais para o ganho de estatura durante a infância. A deficiência de zinco é um problema global e, neste quesito, a Tailândia, local do estudo, apresenta um risco de nível médio, o que significa mais de 40%. Mesmo sabendo da sua importância durante o período de crescimento físico, estudos passados apresentavam resultados um pouco inconsistentes.

 

Para o novo estudo, publicado em Pediatrics International, os pesquisadores recrutaram 140 crianças tailandesas saudáveis (idade entre 4 e 13), e aleatoriamente as dividiram em 2 grupos: grupo zinco bisglicinado (20mg de zinco quelado = maior absorção) + multivitamínico (vitamina A, D, B1, B2, B6, B12, a forma B3 nicotinamida), e grupo placebo. Ambos os grupos receberam a suplementação cinco vezes por semana, durante 6 meses.

 

No final do estudo, o grupo que recebeu a suplementação zinco + multivitamínicos cresceu em média 4.9cm, enquanto que o grupo placebo cresceu em média 3.6cm, ou seja, em média 1.3cm menos. Mas, os pesquisadores já começaram a ver a diferença de crescimento desde o segundo mês de estudo:

 

– Independentemente da altura e peso no início do estudo, dois meses após o início do tratamento, o grupo zinco/multivitaminas começou a experimentar um aumento estatisticamente significativo na altura, em comparação com o grupo placebo.

 

Nenhum efeito colateral foi registrado durante o estudo.

 

Estes resultados suportam estudos anteriores que mostram que o zinco e outras vitaminas são essenciais para o crescimento normal durante a infância. Para aumentar a ingestão de zinco de uma criança, as fontes de alimentos incluem ostras, caranguejo, gergelim, sementes de abóbora, nozes, lentilhas, feijão, carne e alimentos fortificados. A suplementação também pode ser uma boa e prática escolha, posto que os pais conversem com o pediatra antes de adicioná-la ao regime de cuidados de saúde.

 

Traduzido por Essentia Pharma

 

Referência: Rerksuppaphol S; Rerksuppaphol L. Effect of zinc plus multivitamin supplementation on growth of school children. Pediatrics International. 2016. DOI: 10.1111/ped.13011

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”