Faz parte do ciclo da vida: a natureza produz constantemente compostos químicos que irão nos proteger das diversas alterações ambientais. E a ciência caminha ao lado, progredindo com a descoberta e utilização destes fitoquímicos que trarão qualidade de vida aos seres humanos.

Uma descoberta mostrou que o extrato padronizado de um poderoso produto frequentemente utilizado na nossa cozinha, melhorou significativamente a perda de peso dos participantes em um estudo.O extrato em questão era do açafrão, e teve um enorme efeito sobre os níveis de serotonina no cérebro e funcionou como um supressor do apetite.

Alterações de peso podem decorrer do consumo de lanches em excesso e fora do horário e, segundo os pesquisadores, carboidratos e açúcares simples reagem de forma semelhante ao extrato de açafrão, desencadeando maior fluxo de serotonina no cérebro, o que proporciona a sensação de prazer oferecida pelos alimentos refinados. No entanto, a principal diferença não estava no consumo de calorias extras; os participantes descobriram que, em geral, sentiam menos fome e tinham menos episódios de “fome descontrolada”.

Outro resultado positivo, provavelmente devido à ação da serotonina, foi a melhora do humor dos indivíduos e, tanto estes quanto os pesquisadores, notaram boa diferença nesse critério durante o período do estudo. De fato, muitos antidepressivos possuem ação promotora dos níveis do hormônio no cérebro e daí decorre sua atividade e indicação para depressão.

O açafrão verdadeiro é considerado uma das especiarias mais caras do mundo, sendo assim, seu extrato padronizado permite a utilização de uma dosagem adequada para suplementação que vai ajudar não somente na perda de peso, mas também a aumentar a sensação de bem estar. Todas as descobertas recentes corroboram o fato de que o açafrão é usado há séculos na Europa e Oriente Médio para promover vitalidade e como medicamento para asma.

A medicina tradicional persa utiliza a planta para o tratamento da depressão. Os efeitos analgésicos e cardioprotetores são conhecidos pela medicina indiana, bem como o tratamento de vários tipos de doenças mentais, além de o açafrão ser considerado um afrodisíaco.

O Saffr´Activ® é um produto natural, extraído do açafrão vermelho (Crocus sativus), utilizado para o tratamento da depressão leve a moderada e estresse. Seu componente em maior quantidade é o safranal, substância biologicamente ativa, livre de metais pesados e pesticidas. Seu consumo deve ser sempre parte de uma dieta saudável e exercícios físicos regulares, gerando um grande e duradouro efeito àqueles que lutam para perder peso.

Referência:

Gout, B., Bourges, C., Paineau-Dubreuil, S. Satiereal, a Crocus sativus L extract, reduces snacking and increases satiety in a randomized placebo-controlled study of mildly overweight, healthy women. Nutr Res. 2010 May; 30(5):305-13.  

LEF@2012

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”