Alguma vez você já desejou um suplemento maravilha? Muitos pesquisadores consideram o extrato de algas Seanol® ser o mais próximo disso. Por quê? O Seanol é um antioxidante cerca de 100 vezes mais poderoso do que outros antioxidantes. Na verdade, ele é um dos melhores combatentes de radicais livres do mundo, ajudando a livrar o corpo de radicais livres nocivos que estão na origem do envelhecimento e doenças cardíacas.Ele é um extrato de algas marinhas padronizado de compostos naturais de plantas, chamadas fenóis, a partir da alga marrom-avermelhada asiática comestível, chamada de Ecklonia cava. Esta forma de extrato de algas cresce nas profundezas das águas ao largo do Japão e Coréia do Sul. Cientistas colhem cuidadosamente o extrato de algas marinhas com a mão, em seguida, colocam para secar naturalmente para proteger seu conteúdo de nutrientes. Na verdade, o nome “Seanol” vem da fonte dos compostos – em inglês “sea” significa “mar”.

 

Os benefícios do extrato de algas marinhas

Eu pessoalmente experimentei os efeitos anti-inflamatórios do Seanol, notando uma redução de crises de dor após intenso esqui. Do ponto de vista da saúde do coração, a pesquisa demonstra que o Seanol inibe uma proteína associada com o sangue espesso, e enzima de conversão da angiotensina, o que contribui para a constrição dos vasos sanguíneos e hipertensão.

Além do mais, a atividade antioxidante do extrato de algas marinhas foi apontada por conter maior efeito contra o dano oxidativo de radicais livres – que contribui para inúmeras doenças crônicas – do que os antioxidantes de plantas terrestres.

Um benefício particular, como pode ser visto em estudos com animais, refere-se à redução do dano dos radicais livres gerados pela radiação de raios-X. Tal dano de radiação é conhecido por ter um impacto negativo sobre o DNA, RNA e proteínas.

Quando se trata de melhorar a circulação, o Seanol combate eficazmente os peroxinitritos, uma classe de radicais livres tóxica para as células endoteliais e músculo liso arterial. Isto é importante porque as células do revestimento endotelial geram óxido nítrico, que é o que mantém as suas artérias abertas, relaxadas e saudáveis. Além disso, existe a hipótese de que o próprio Seanol ajude a regenerar o óxido nítrico.

 

Como o Seanol funciona no corpo?

Para entender como o extrato de algas marinhas Seanol beneficia sua saúde, é importante compreender o papel dos antioxidantes: substâncias que protegem as células contra os efeitos dos radicais livres da poluição, produtos químicos em nossos alimentos e luz solar. Mesmo os nossos próprios corpos produzem radicais livres nocivos como um subproduto natural de nossas funções corporais normais.

A potência de um antioxidante repousa na sua estrutura, que é constituída por anéis. Os polifenois usam os anéis para capturar elétrons soltos de radicais livres nocivos e neutralizá-los. Quanto mais anéis um polifenol possua, melhor ele funciona.

A maioria dos antioxidantes terrestres têm três anéis interligados. Mas o Seanol é uma “máquina caçadora” muito mais poderosa desarmando os radicais-livres nocivos com, incrivelmente, oito anéis interligados. É exatamente por isso que o extrato de algas marinhas supera a capacidade de eliminação de radicais livres da maioria dos outros antioxidantes por 10 a 100 vezes.

Outras vantagens sobre outros antioxidantes terrestres são que a maioria deles são solúveis em água trabalhando somente fora das células, não oferecendo proteção total.

Já o Seanol é, 40% lipídeos, solúvel em gordura, então capaz de trabalhar no interior das células também. E por ser solúvel em gordura, ele fica no seu corpo por mais tempo.

A meia-vida dos compostos Seanol é de até 12 horas, em comparação com 30 minutos para os polifenois solúveis em água.

 

Quais os estudos científicos sobre o Seanol

Mais de US$35 milhões de dólares de pesquisa e quase 20 anos de estudo suportam a utilização de Seanol. Uma extensa bateria de testes científicos (testes in vitro e in vivo em modelos animais e estudos clínicos em humanos) oferece evidências da eficácia do extrato de algas marinhas.

Por exemplo, num estudo, os participantes receberam 600 mg de extrato de algas marinhas Seanol por dia durante oito semanas. No final do estudo, houve uma queda significativa nos níveis de LDL, triglicerídeos e colesterol total. Além disso, os níveis do colesterol protetor HDL aumentaram significativamente.

Um estudo duplo-cego mostrou que aqueles que tomaram 600 mg de Seanol por dia durante 12 semanas experimentaram uma redução maior na dores diárias do que os que tomaram o placebo.

 

Como fazer o extrato de algas trabalhar para você

Coma este saboroso vegetal tão frequentemente quanto você possa. Você também pode considerar a suplementação com 720 a 1.440 mg de Seanol para manter a saúde geral do coração e total do corpo.

 

Traduzido por Essentia Pharma

Fonte: http://www.drsinatra.com/seaweed-extract-seanol-improves-heart-health

Autor: Dr. Stephen Sinatra

 

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”