Pesquisadores da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, relataram uma perda de peso significativa após a suplementação com extrato de Green Coffee (café verde). O extrato não possui aroma nem sabor, porém é constituído de níveis elevados de ácido clorogênico, composto que tem a capacidade de modular a sensação do sabor doce, além de efeitos metabólicos específicos como alteração do metabolismo da glicose pós-prandial. Os ácidos clorogênicos são amplamente encontrados em produtos naturais e exercem ações antioxidantes, antitumorais, antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias.

Além do ácido clorogênico, o grão é constituído por outros compostos como a cafeína, teobromina e teofilina (parentes químicos da cafeína, que agem como estimulantes naturais), os taninos e flavonoides (antioxidantes).

 

Ações do Green Coffee

O grão possui 2% de cafeína e sua atividade está relacionada ao aumento do metabolismo e ao estímulo do sistema nervoso central, da motilidade intestinal e diurese, esta contribuindo para uma diminuição na pressão arterial. Estudos demonstraram que a cafeína e o ácido clorogênico podem diminuir a acumulação de gordura nas células (adipócitos) agindo na redução da absorção intestinal do açúcar. Além disso, o ácido clorogênico influencia o humor, combatendo os sentimentos de apatia e depressão. Para quem segue uma dieta de controle de peso, pode ser uma ajuda importante. Muito deste ácido é perdido durante a torra do café.

 

Estudos científicos envolvendo Green Coffee

O estudo da Universidade de Scranton incluiu 16 homens e mulheres com sobrepeso que receberam 700mg ou 1,5g de extrato de Green Coffee, ou placebo diariamente durante 3 períodos separados de 6, 4 e 6 semanas, alternando o tratamento em uso nos participantes (dose alta, dose baixa e placebo). Cada fase de tratamento foi separada por um período de limpeza por duas semanas. A dieta e os exercícios dos indivíduos foram monitorados e seu peso avaliado periodicamente.

Ao final do estudo, a média de perda de peso foi de 7,5kg e a diminuição da gordura corporal foi de 16%. Não foram observados efeitos colaterais. Os pesquisadores sugerem que o efeito redutor de peso se deve ao composto ácido clorogênico. Sendo assim, o estudo sugere que cápsulas de Green Coffee uma vez ao dia, juntamente com uma dieta de baixa gordura, hábitos de vida saudáveis e exercícios regulares, compõem um modo seguro, eficaz e barato para a perda de peso.

Em casos de ansiedade ou nervosismo, hipertireoidismo, gastrite crônica e úlceras duodenais não se deve fazer uso do Green Coffee. Procure sempre a orientação de um médico, nutricionista ou profissional habilitado.

Fonte:

Vinson, J.A., Burnham, B.R., Nagendran, M.V. Randomized, double-blind, placebo-controlled, linear dose, crossover study to evaluate the efficacy and safety of a green coffee bean extract in overweight subjects. Diabetes Metab SyndrObes. 2012; 5:21-7.

Hemmerle, H., Burger, H., Below, P. Chlorogenic Acid and Synthetic Chlorogenic Acid Derivatives:  Novel Inhibitors of Hepatic Glucose-6-phosphate Translocase. J. Med. Chem., 1997, 40 (2), pp 137–145

Abrahão, S.A., Pereira, R.G., Lima, A.R. Compostos bioativos em café integral e descafeinado e qualidade sensorial da bebida. Pesq. agropec. bras. vol.43 no.12 Brasília Dec. 2008

 Gamma Comércio

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser substitutos do profissional médico ou para tratamento de condições específicas. Procure sempre o aconselhamento de um profissional da saúde qualificado, seja qual for a dúvida que possa ter a respeito de seu tratamento ou sintomas. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore em procurar orientação do mesmo por algo que tenha lido em nosso site e/ou mídias sociais da Essentia Pharma.”