A gengivite é uma condição comum entre os adultos, que ocorre quando bactérias formam biofilmes ou placas nos dentes, e, consequentemente, inflamam as gengivas. Alguns casos graves, chamados de periodontite, fazem uso de antibióticos. Mas agora os cientistas descobriram que o extrato de mirtilo selvagem poderia ajudar a prevenir a formação de placa dental. Seu relatório publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry poderia levar a uma nova terapia para a periodontite e uma menor necessidade de antibióticos.

 

Muitas pessoas tiveram algum grau de inflamação da gengiva, ou gengivite, causada pela placa bacteriana. As gengivas ficam vermelhas, inchadas e sangram facilmente. Se não for controlada, a doença pode evoluir para a periodontite. A placa endurece em forma de tártaro, e a infecção pode se espalhar abaixo da linha da gengiva e destruir o tecido de suporte dos dentes. Para tratar esta condição, dentistas raspam o tártaro e, por vezes, têm de recorrer a antibióticos convencionais. Mas, recentemente, os investigadores começaram a estudar compostos antibacterianos naturais para tratar a gengivite. Daniel Grenier e seus colegas queriam ver se os polifenóis do mirtilo, que trabalham contra os agentes patogênicos de origem alimentar, também poderiam ajudar a combater a Fusobacterium nucleatum, uma das principais espécies de bactérias associadas com a periodontite.

 

No laboratório, os pesquisadores testaram extratos de mirtilo selvagem (de arbustos baixos), Vaccinium angustifolium Ait., contra bactérias F. nucleatum. Os extratos ricos em polifenóis inibiram com sucesso o crescimento de F. nucleatum, bem como a sua capacidade para formar biofilmes. Eles também bloquearam um caminho molecular envolvido na inflamação, uma parte fundamental da doença gengival. Os pesquisadores dizem que, futuramente, haverá um dispositivo oral que poderá liberar lentamente o extrato após a limpeza profunda para ajudar a tratar a periodontite.

 

 

Fonte: https://www.acs.org/content/acs/en/pressroom/presspacs/2015/acs-presspac-september-2-2015/blueberry-extract-could-help-fight-gum-disease-and-reduce-antibiotic-use.html

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”