Um grupo de investigadores do Laboratório de Desenvolvimento do Cérebro, da Universidade Estadual de San Diego, EUA, está lançando uma nova luz sobre os efeitos do autismo no cérebro.

A equipe identificou que a conectividade entre o tálamo, uma estrutura profunda do cérebro fundamental para as funções sensoriais e motoras, e do córtex cerebral, a camada externa do cérebro, é prejudicada em crianças com transtorno do espectro autista (ASD). O estudo foi publicado na edição de junho da revista científica Brain.

Liderados por Aarti Nair, estudante do Programa de Doutorado em Psicologia Clínica da Universidade de San Diego em conjunto com a Universidade da Califórnia, a pesquisa é a primeiro do tipo, combinando técnicas de imagem anatômica (ressonância magnética) e funcional (tensor de difusão) para examinar as conexões entre o córtex cerebral e tálamo. Nair e seu orientador Doutor Ralph-Axel Müller, professor de psicologia da Universidade de San Diego, analisaram mais de 50 crianças, com e sem autismo.

Tálamo x Córtex cerebral: comunicação no cérebro

O tálamo é uma estrutura fundamental do cérebro para muitas funções, tais como visão, audição, controle de movimento e atenção. Em crianças autistas, as vias que ligam esse órgão e o córtex cerebral estavam afetadas, indicando falha na comunicação entre ambos.

Distúrbios no desenvolvimento tanto na estrutura quanto na função do tálamo podem ocasionar um aparecimento de déficits sociais e de comunicação, os sintomas mais importantes e perturbadores do autismo.

“Esse comprometimento sugere que o autismo não é simplesmente uma doença de inabilidade social e de comunicação, mas que afeta vários sistemas sensoriais e motores”, relata Müller.

Embora os resultados apresentados nesse estudo sejam novos, são consistentes com a evidência crescente de alterações motoras e sensoriais no autismo. Eles sugerem que os critérios utilizados para diagnosticar o autismo, os quais enfatizam o prejuízo social e comunicativo, podem desconsiderar o amplo espectro de problemas dos autistas.

Fonte:

Nair, A., Treiber, J. M. , Shukla, D. K., Shih, P., Muller, R.A. Impaired thalamocortical connectivity in autism spectrum disorder: a study of functional and anatomical connectivity. Brain, 2013; 136 (6): 1942.

San Diego State University. “Autism in children affects not only social abilities, but also a broad range of sensory and motor skills.” ScienceDaily, 25 Jun. 2013. Web. 5 Jul. 2013.

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”