Uma dose diária de flavonoides com suas propriedades antioxidantes encontradas em alimentos como chás e cacau ajudou a melhorar a memória e a função cognitiva do cérebro de adultos de meia-idade, é o que relata um novo estudo publicado na revista Nature Neuroscience.

Uma equipe liderada por pesquisadores da Columbia University Medical Center distribuiu aleatoriamente 37 voluntários saudáveis com idades entre 50 e 69 para receber uma alta dose de flavonoide (900mg) ou baixa (10mg) através de uma bebida de cacau, desenvolvida pela companhia Mars Inc., uma vez por dia durante três meses. Cada participante também teve seu cérebro escaneado e passou por testes cognitivos antes e após o estudo; a digitalização do cérebro envolveu o uso de ressonância magnética funcional (fMRI) para medir o volume de sangue no giro denteado, uma região do hipocampo associada com o declínio da memória relacionada com a idade.

 

Após três meses, os pesquisadores encontraram melhorias significativas tanto na saúde do giro denteado e desempenho no teste cognitivo entre aqueles que consumiram a bebida com alta dose de flavonoide. Como o principal autor Scott Small, MD, da Universidade da Columbia, explicou: “Se um participante teve a lembrança de uma típica pessoa de 60 anos de idade no início do estudo, após três meses esta pessoa tinha, em média, a memória de uma pessoa de 30 ou 40 anos de idade”.

 

Embora este fosse um estudo clínico bem controlado, os autores observaram que os resultados precisam ser replicados em uma população maior. Eles também alertaram que a adequação das doses de flavonoide utilizadas no estudo significa uma quantia de chocolate muito maior do que as pessoas podem razoavelmente comer e que a maioria dos chocolates vendidos comercialmente possuem seus flavonoides removidos durante o processamento e, assim, não produzem efeitos semelhantes.

 

Além de fornecer a bebida específica para o estudo, a companhia Mars Inc. apoiou parcialmente o estudo. O financiamento adicional foi fornecido pelo National Institutes of Health, a James S. McDonnell Foundation, e pela McKnight Brain Research Foundation.

 

Para ler mais sobre o giro denteado e a perda de memória relacionada com a idade, consulte o artigo do Psychiatric News Kandel Details Brain’s Role in Growth and Loss of Memory“.

 

 

Traduzido por Essentia Pharma

Fonte: http://alert.psychnews.org/2014/10/cocoa-derived-flavanols-can-improve.html

 

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa.