De acordo com um estudo em animal publicado on-line no Journal of Nutritional Biochemistry, adicionar pequenas quantidades de gengibre em pó na comida pode ajudar a aliviar os sintomas de alergias sazonais. O consumo diário de gengibre em pó reduziu significativamente espirros e outros sinais de alergia em roedores com rinite alérgica induzida, ou febre do feno.

Um componente importante no gengibre, 6-gingerol, suprime a ativação de linfócitos T, ou células T, um tipo de glóbulos brancos que desempenha um papel importante na sensibilização de pessoas para específicos alergênicos, afirmaram os pesquisadores.

 

O gengibre é uma especiaria popular produzida a partir da raiz do gengibre, Zingiber officinale. Alguns remédios à base de ervas para náuseas e outros males também contêm gengibre.

 

Os experimentos no Japão envolveram camundongos alimentados com uma dieta normal contendo 2% de gengibre em pó ou uma dieta controle sem gengibre. Depois de duas semanas, os animais alimentados com adição de gengibre receberam duas injeções de proteínas de ovo purificadas chamadas Ovalbumina (OVA) para estimular os sintomas de rinite alérgica. O grupo controle recebeu ou injeções de OVA ou de placebo.

 

Duas semanas mais tarde, os camundongos foram submetidos a um desafio imune, em que uma pequena quantidade de OVA foi inserida no nariz. Os sintomas alérgicos, tais como espirros e fricção nasal, foram contados durante os 10 minutos seguintes.

 

Os camundongos alimentados com gengibre espirraram 2,1 vezes cada um, em média. Os controles injetados com OVA, 15,2 espirros. Grupo controle placebo, 1 espirro. Foram registrados menos movimentos de fricção nasal nos animais alimentados com gengibre quando comparados com os controles injetados com OVA, mas não no controle injetado com placebo.

 

Fonte:http://www.foxnews.com/health/2015/09/22/powdered-ginger-may-ease-seasonal-allergy-symptoms.html

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”