Em tempos de longevidade crescente, envelhecer mantendo a sensação de bem-estar da juventude com a sabedoria da vida se torna um “Santo Graal”. De acordo com a Medicina Antienvelhecimento, a longevidade saudável é fruto de uma atitude preventiva e intervencionista. Para isso, é necessária uma mudança de atitude, saindo de uma posição passiva para a ativa. O objetivo passa a ser a prevenção de doenças. E isso se dá com ações que evitem ou minimizem fatores que podem levar a essas doenças, estabelecendo verdadeiros pilares antienvelhecimento. Confira os cinco principais.

 Coma bem

Quando comemos de uma forma equilibrada e saudável, com ingestão calórica correta indicada por  médico e nutricionista, rica em nutrientes, com uma alta ingestão de fibras e ajuda das oleaginosas, nós favorecemos a nossa saúde e longevidade. Já uma dieta hipercalórica acelera o processo oxidativo e o envelhecimento celular.

 

Maneje seu estresse

A resposta ao estresse é uma reação adaptativa que foi e é fundamental para nossa sobrevivência, sendo parte da sabedoria do nosso corpo. Por outro lado, se esta resposta não for revertida no momento seguinte, atua de maneira semelhante à química do envelhecimento, com elevação do hormônio  cortisol.

Treinar nossa capacidade de resiliência, por exemplo, dando tempo para momentos de relaxamento profundo e aplicando métodos de respiração, vai ajudar o corpo com sua capacidade de autorregulação, eliminando o estresse crônico e desnecessário. Separe um tempo para atividades capazes de estimular o corpo a se recuperar do estímulo do estresse.

 

Pratique atividade física

O exercício físico é um tratamento cujos efeitos são estendidos ao longo da vida, e não há um único tratamento medicamentoso que possa influenciar tantos sistemas e órgãos de maneira tão positiva. A participação consistente em alguma atividade física promove a ativação de grandes capacidades fisiológicas e está intimamente ligada à melhoria da saúde cardiorrespiratória, vascular, mental, imunológica e muscular. Estudos comprovam, inclusive, que correr aumenta o volume do cérebro.  

 

Suplemente os nutrientes

Os níveis médios de minerais nos solos agrícolas caíram em todo o mundo. Nossa comida perdeu de 20 a 60% de seus nutrientes, em grande parte pelo uso de água de má qualidade, de fertilizantes químicos e desgaste do solo.

Nessa busca por uma nutrição mais equilibrada e rica nutricionalmente, os suplementos administrados sabiamente por seu médico ou nutricionista complementam a alimentação, auxiliam no funcionamento do organismo e combatem os radicais livres causados por maus hábitos alimentares, estilo de vida e poluição ambiental. Assim, ajudam a manter os níveis de geração de energia (ATP), a massa magra, o sistema cardiorrespiratório, as articulações, a saúde do cérebro, a saúde da pele e uma série de outros, seja para jovens, gestantes ou idosos.

Durma bem

Enquanto dormimos, nosso organismo realiza funções extremamente importantes: se autorregula, realiza fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras. A qualidade do sono está diretamente ligada à capacidade do corpo de manejo do estresse, de volta à homeostase (equilíbrio interno do organismo) e, assim, à qualidade de vida. Saiba como definir a duração ideal do sono.

Medicina Antienvelhecimento

A Medicina do envelhecimento saudável é um movimento médico que surgiu nos EUA na década de 1990, com o objetivo de mudar a forma como estava sendo abordado o avanço da idade. Até então, o envelhecimento era visto como algo com o qual não se teria nada a fazer, que deveria se resignar e tratar as doenças típicas do envelhecimento.

Em 1992, um grupo de médicos, com a participação dos doutores Ronald M. Goldman e Ronald Klatz, fundou a American Academy of Anti-Aging Medicine, que provocou uma verdadeira revolução dentro da medicina.

Segundo o movimento, envelhecer com saúde significa manter a sensação de bem-estar e prevenir tudo o que possa levar ao adoecimento. A longevidade não é para virar um fardo, e a jovialidade e a energia podem ser preservadas com adaptações no estilo de vida.

Sabedoria, ciência e arte de viver

Assim como uma maior longevidade nos chama a promover a saúde, uma condição saudável nos faz viver a vida com maior intensidade. Quando percebemos nosso valor como ser humano, despertamos para a importância de cuidar da saúde para desfrutar do presente. Para nós, da Essentia Pharma, isso é a arte de viver.

Quando, por trás de cenas comuns do cotidiano, percebemos a beleza oculta de algo que sempre esteve ali, estamos praticando a arte de viver. Quando a arte nos inspira e nos conecta, estamos praticando a arte de viver. Quando uma experiência ou um conhecimento aproximam e despertam as camadas mais sutis dentro de nós, estamos praticando a arte de viver.