No Brasil, em 2018, foram consumidas mais de 56,6 milhões de caixas de medicamentos para ansiedade e para dormir. No mesmo ano, um estudo da Organização Mundial da Saúde identificou que os brasileiros são os indivíduos mais ansiosos do mundo, com 18,6 milhões de pessoas apresentando transtornos de ansiedade.
Diante disso, a busca por medicamentos para ansiedade aumentou, e a preferência por ansiolíticos naturais também. Diferentemente dos sintéticos que apresentam substâncias químicas na composição, os medicamentos naturais são produzidos com matérias-primas ativas vegetais.
Neste post, selecionamos 4 ativos naturais com ação ansiolítica, além de explicações relacionadas às opções de medicamentos.
Primeiro, é importante destacar que ansiedade é uma sensação normal e prepara o indivíduo para alguma situação adversa. Ficar ansioso para encontrar alguém, enquanto aguarda, antes de falar em público, são momentos em que a ansiedade faz parte das respostas do corpo.
Quando a sensação vai além, pode ser identificada como transtorno de ansiedade, que consiste num distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva, persistente, pela inquietação, irritabilidade, falta de concentração, tensão muscular e problemas com o sono. Assim, o medicamento é indicado para diminuir a ansiedade e a tensão, com efeito calmante.
O tratamento para a ansiedade é feito com terapias e diferentes medicamentos que ajudam a diminuir os sintomas do transtorno, como antidepressivos e ansiolíticos. Entre eles, os ansiolíticos são encontrados na forma sintética ou produzidos com ativos naturais. São os mais indicados para controlar a ansiedade.
As propriedades encontradas nas plantas apresentam importantes efeitos para a saúde humana, dentre eles, o ansiolítico. Algumas delas são reconhecidas como calmantes naturais, têm seus princípios ativos capazes de ajudar a manter a calma e podem ser aplicados em medicamentos para ansiedade, como nos fitoterápicos.
Além dos medicamentos, outra maneira de incluir a ação ansiolítica das plantas e vegetais no dia a dia é beber chás que apresentam este efeito.
Quem nunca recorreu ao chá de camomila para acalmar o corpo e a mente? As propriedades da camomila incluem a ação calmante, além de estimular a cicatrização e atuar como anti-inflamatória.
A Melissa officinalis ajuda a manter o GABA mais tempo em atividade, um importante aminoácido que atua no sistema nervoso central e auxilia no controle do estresse e da ansiedade.
Sugestão posológica: 150mg a 450mg.
Atua da mesma forma que a melissa e é chamada cientificamente por Valeriana officinalis.
Sugestão posológica: 150mg a 450mg.
É um ativo indicado para auxiliar o sono, pois promove a sua indução e manutenção. A atividade sedativa está nos óleos essenciais da sua composição. Os alfa-ácidos presentes no extrato da planta são os responsáveis por auxiliar neste processo.
Sugestão posológica: 100mg a 400mg ao dia.
Também conhecida como ginseng indiano, a ashwagandha é uma planta que tem na sua raiz o princípio ativo que ajuda a controlar a ansiedade, melhora a concentração e fadiga. Seu nome científico é Withaia somnifera.
Sugestão posológica: 300mg, 3 vezes ao dia.
Além desses ativos, a gotu kola (Centella asiatica) e o kava-kava (Pipermethysticum) são substâncias que não possuem mecanismos de ação completamente evidenciados para controlar a ansiedade, mas são utilizados frequentemente por seus efeitos ansiolíticos percebidos.
Ajudar a controlar a ansiedade é apenas um dos benefícios que podem ser encontrados nos princípios ativos de plantas e vegetais. Ricos em fitoquímicos, eles apresentam efeitos importantes para a regulação do organismo. Se você quer conhecer um pouco mais sobre medicamento para ansiedade com ativos naturais, consulte seu médico e entre em contato com a equipe técnica da Essentia Pharma.
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar