Mutações nos genes que protegem contra o câncer de mama podem ser mais importantes do que se pensava

Bernard Friedenson, professor de bioquímica e genética molecular na Universidade de Illinois, em Chicago, analisou as sequências de DNA de 21 mulheres com câncer de mama e encontrou diferentes mutações nos genes relacionados com a imunidade. Segundo o pesquisador, essas mutações teriam afetado algum fator de reconhecimento de patógenos, especialmente contra os vírus causadores do câncer de mama.

O estudo sugere que, ao contrário do pensamento predominante sobre mutações durante as divisões celulares, as alterações nos genes do sistema imunológico podem ser igualmente importantes. Vírus como o papiloma humano, precursor do câncer de colo do útero, e o Epstein-Barr, causador de alguns linfomas, também estão implicados com o desenvolvimento do câncer de mama. “Quase todo ser humano é infectado com um ou mais desses vírus, mas a maioria das pessoas nunca desenvolve sintomas, muito menos câncer de mama”, ressalta.

Friedenson e sua equipe observaram que os vírus relacionados ao câncer normalmente são inofensivos, mas podem se tornar perigosos quando os genes do sistema imunológico sofrem mutações, seja por hereditariedade ou por causas ambientais.

Os pesquisadores identificaram que as células cancerosas podem ter sua capacidade de reconhecer o vírus afetado, incluindo algumas mutações que poderiam aumentar a vulnerabilidade da célula ao ataque dos vírus.

“A partir do momento que conhecemos a mutação genética do sistema imunológico, a terapia de prevenção de recorrência do câncer de mama pode mudar nesses pacientes, seja com vacinas ou drogas antivirais”, comenta Friedenson. “Atualmente o sequenciamento do genoma de um câncer de mama custa cerca de 2.000 dólares, mas o custo vem caindo. Esta informação poderia ajudar os médicos a prescrever tratamentos mais específicos e eficazes”.

Fonte:

Bernard Friedenson. Mutations in components of antiviral or microbial defense as a basis for breast cancer. Functional & Integrative Genomics, 2013; 13 (4): 411

University of Illinois at Chicago (2013, November 18). Mutations of immune system found in breast cancers. ScienceDaily.