Uma apresentação na 66ª reunião anual da Academia Americana de Neurologia, realizada na Filadélfia em 2014, revelou um efeito protetor dos níveis plasmáticos elevados de vitamina C contra o risco de acidente vascular cerebral hemorrágico, caracterizado por um sangramento no cérebro e, embora menos comum do que o AVC isquêmico, está associado a um maior risco de mortalidade.

“O escorbuto é causado por deficiência de vitamina C, especificamente uma concentração de vitamina C no plasma de menos de 11 micromol por litro, e pode ter manifestações hemorrágicas”, escrevem os autores Dr. Stèphane Vannier do Hospital Universitário de Pontchaillou em Rennes, França e colegas. “O esgotamento de vitamina C (menos do que 38 micromoles por litro) está associado com doenças cardiovasculares e pode aumentar o risco de hemorragia intracerebral.”

Os pesquisadores compararam os níveis de ascorbato no plasma de 65 pacientes com hemorragia intracerebral aguda com igual número de indivíduos no grupo controle. Os indivíduos com acidente vascular

cerebral tinham seus níveis de vitamina C exauridos, com média de 35,3 micromol por litro, em comparação com o grupo controle, cujos níveis eram normais com média de 56,2 micromol por litro. Baixos níveis de vitamina C também foram associados com maior tempo de internação.

“Nossos resultados mostram que a deficiência de vitamina C deve ser considerada um fator de risco para esse tipo grave de acidente vascular cerebral,

assim como a hipertensão arterial, o consumo de álcool e excesso de peso,” afirmou o Dr Vannier. “Mais pesquisas são necessárias para explorar especificamente como a vitamina C pode ajudar a reduzir o risco de AVC. Por exemplo, a vitamina pode regular a pressão arterial.”

“Existem vários mecanismos fisiopatológicos, dado o envolvimento da vitamina C na regulação da pressão arterial e síntese de colágeno”, observam os autores. “Trabalho adicional é necessário para confirmar nossas descobertas.”

 Traduzido por Essentia Pharma

Fonte: http://www.lef.org/WhatsHot/2014/2/Vitamin-A-may-benefit-TB-patients/Page-01?utm_source=eNewsletter_EZX500E&utm_medium=email&utm_term=WhatsHot&utm_content=Header&utm_campaign=2015Wk12&l=0#Higher-vitamin-C-levels-linked-to-lower-risk-of-hemorrhagic-stroke

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”