A revista Nutrition Research publicou um artigo on-line em 09 de janeiro de 2016, que revelou um risco significativamente menor de morte ao longo de follow-up entre pacientes com síndrome metabólica que possuíam altos níveis de licopeno. O licopeno é um carotenoide responsável pela cor vermelha em alimentos como o tomate e a melancia. Em pesquisas recentes, o composto tem sido associado a certo número de benefícios para a saúde.
Uma equipe do centro médico da Universidade de Nebraska, em Omaha, avaliou dados de 2.499 participantes que se inscreveram na pesquisa americana de saúde National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES), de 2001 a 2006. Os indivíduos, todos com síndrome metabólica, precisavam ter 20 anos ou mais. As amostras de sangue coletadas no momento da inscrição foram analisadas para concentrações séricas de licopeno.
Entre os indivíduos cujos níveis de licopeno estavam entre o topo de 1/3 dos participantes, o risco de morte durante o follow-up foi de 39% menor do que aqueles no grupo de níveis mais baixos, e para aqueles cujos níveis estavam entre o terço médio, o risco foi de 33% mais baixo.
“Para o nosso conhecimento, este é o primeiro estudo a examinar a associação entre o licopeno sérico e o risco de mortalidade em indivíduos com síndrome metabólica”, autores Guang-Ming Han e colegas anunciaram. “Embora os mecanismos biológicos através dos quais a síndrome metabólica aumenta o risco de mortalidade não são totalmente conhecidos, o aumento do stress oxidativo e inflamação podem desempenhar um papel importante no aumento da taxa de mortalidade em indivíduos com síndrome metabólica.”
“O licopeno tem o potencial de reduzir o risco de mortalidade por aliviar o stress oxidativo e diminuir a inflamação”, escrevem eles. “Como esperado, o nosso estudo demonstrou claramente que um maior nível de licopeno sérico está significativamente associado com maior tempo de sobrevivência entre os participantes com síndrome metabólica.”
Fonte:http://www.lifeextension.com/newsletter/2016/2/Higher-serum-lycopene-levels-linked-to-lower-mortality-risk-over-a-decade/page-01?utm_source=eNewsletter&utm_medium=email&utm_content=Button&utm_campaign=EZX600E
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar