A edição de 04 junho de 2014 do Journal of Psychopharmacology publicou os resultados de um estudo em que foi administrado por via oral, o ácido eicosapentaenoico (EPA) e docosaexaenoico (DHA) provocou redução do tabagismo e do desejo pelo tabaco entre aqueles que receberam os suplementos.

Quarenta e oito fumantes regulares receberam 2710mg de EPA e 2040mg de DHA, ou um placebo durante um mês. A vontade de fumar e o número de cigarros fumados por dia foram avaliados no início do estudo, no final do período de tratamento e 30 dias após o final do tratamento.

 

Aqueles que receberam o ácido graxo ômega-3 tiveram significativamente menos ânsia de tabaco, no final de um mês – e fumaram cerca de 11% menos cigarros.  No mês seguinte ao período de tratamento, houve o aumento do desejo, mas continuou ainda mais baixo do que no início do estudo.

 

Os participantes que receberam o placebo relataram níveis de desejo semelhantes em todos os pontos avaliados.

 

O autor Sharon Rabinowitz, da Haifa University, observa que uma menor ingestão do ácido graxo ômega-3 pode afetar a neurotransmissão da dopamina, o que afeta negativamente a função dos sistemas cerebrais associados à recompensa e dependência. Esta diminuição da função pode aumentar o desejo de tabaco, tornando mais difícil parar de fumar.

 

“Supõe-se que o restabelecimento dos níveis de ácidos graxos poli-insaturados no estudo atual reduziu o desejo de tabaco por afetar a transmissão de dopamina comprometida pela indução do tabagismo por peroxidação lipídica,” Dr. Rabinowitz escreve.

 

“Estudos futuros devem examinar se a suplementação de ácidos graxos poli-insaturados afeta o comportamento de fumar e sua relação com o estresse subjetivo via biodisponibilidade dos ácidos graxos séricos poli-insaturados e metabolismo e deve tentar determinar sobre os mecanismos neurais que podem ter desempenhado um papel no desejo diminuído, observado neste estudo.”

 

 

Traduzido por Essentia Pharma

Fonte:  www.lifeextensionvitamins.com/new-pilot-study-showed-omega-3-cut-tobacco-cravings.html#sthash.mNplbpoL.dpuf