A Chlorella foi a primeira alga a ser cultivada para servir como suplemento alimentar no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial. Uma excelente fonte de fibras e de carotenoides, demonstra seus benefícios no controle dos níveis de gorduras no sangue.

Seu consumo foi associado com redução significativa nos marcadores-chaves da saúde cardíaca e com o aumento a concentração de carotenoides, de acordo com um estudo duplo-cego, randomizado, placebo-controle, em um estudo publicado em junho de 2014, no Nutrition Journal.

“O presente estudo é a primeira evidência a suportar a hipótese que o consumo regular de suplementos de Chlorella (5g/dia) por mais de 4 semanas reduz significativamente os triglicerídeos séricos, colesterol total (menos o HDL-colesterol), o VLDL-colesterol, e a apolipoproteína B em indivíduos com hipercolesterolemia média. Este estudo também demonstrou que o consumo diário de Chlorella aumentou as concentrações de luteína, zeaxantina e alfa-caroteno”, explica os cientistas da Ewha Womans University, da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia de Seul e da Universidade do Sul da Coreia.

Como foi o estudo? Ele envolveu 63 pessoas com níveis moderados de colesterol e utilizaram um suplemento de Chlorella. Os participantes foram randomizados aleatoriamente para receber o suplemento ou um placebo por 4 semanas. Os resultados mostraram que o grupo da Chlorella obteve redução no colesterol total (-1,9%) e nos triglicerídeos (-10,3%), enquanto que os mesmos parâmetros aumentaram 0,03% e 11,9%, respectivamente, no grupo controle.

Adicionalmente, os níveis dos carotenoides luteína/zeaxantina aumentaram próximos a 90% no grupo suplementado com Chlorella, enquanto que reduziu 1,7% no grupo placebo. O alfa-caroteno aumentou 164% no grupo da Chlorella e no placebo elevou-se somente 15%.

Houve melhora em relação ao LDL-colesterol (-11%) naqueles que ingeriram o  suplemento, e aumento no grupo controle (+12%). As concentrações de apolipoproteínas B também melhoraram no grupo de intervenção (-1,5%) e  aumentaram no controle (+1,7%). A ApoB é uma estrutura que está em maior quantidade na molécula de LDL-colesterol, responsável por transportar  o colesterol para os tecidos e, se estiver em grande quantidade, pode predizer um risco cardiovascular.

O que dizem os autores? “A Chlorella fornece um grande número de nutrientes e fitoquímicos que trabalham sinergicamente para melhorar o metabolismo lipídico. Ela contém uma porcentagem relativamente alta de ácidos graxos ômega 3, os quais são conhecidos não por inibir a formação dos quilomícrons no intestino, mas sim por inibir a formação do VLDL no fígado. A Chlorella é uma boa fonte de fibras dietéticas que afetam o colesterol linfático e a absorção de triglicerídeos pelo aumento da motilidade do intestino, alterando a composição da bile e dos produtos fermentados no intestino.

Como excelente fonte de carotenoides, a alga aumentou os níveis de luteína, zeaxantina e alfa-caroteno. Os passos da absorção de carotenoides são similares às gorduras ingeridas da dieta: a liberação da gordura a partir do alimento, solubilização nas micelas, armazenamento nos quilomícrons e secreção no sistema linfático. Uma das hipóteses é que a presença de carotenoides vindos da Chlorella compete com as gorduras da alimentação na incorporação e transporte nas lipoproteínas, e assim, as gorduras do sangue são reduzidas.”

Fonte:

Ryu N, Lim Y, Park J, Kim J, Kim J, Kwon S, Kwon O. Impact of daily  Chlorella consumption on serum lipid and carotenoid profiles in midly hypercholesterolemic adults: a double-blinded, randomizes, placebo-controlled study. Nutrition Journal, 13: 57.

Daniels S. Nutraingredients. July, 2014.

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”