O American Journal of Public Health publicou um artigo em 16 de outubro de 2014, que revelou uma associação entre os refrigerantes açucarados e a presença de telômeros mais curtos.

Os telômeros são as ‘tampas’ nas extremidades dos cromossomos que encurtam naturalmente com cada ciclo celular. O aumento do encurtamento dos telômeros foi associado com o dano oxidativo, inflamação e doenças crônicas, incluindo o diabetes.

O estudo incluiu 5.309 homens e mulheres entre 20 e 65 anos de idade matriculados na pesquisa nacional americana de saúde e nutrição de 1999-2002 (como sigla em inglês, NHANES). As respostas de um questionário dietético abrangente foram analisadas baseadas na ingestão de refrigerantes adoçados com açúcar, refrigerantes diet, bebida açucarada sem gás e suco de frutas. O comprimento dos telômeros das células brancas do sangue foi medido no laboratório da Universidade da Califórnia, San Francisco (UCSF), da coautora do estudo e ganhadora do Prêmio Nobel Elizabeth Blackburn, PhD.

 

Após o ajuste para vários fatores, o aumento da ingestão de refrigerante açucarado foi associado com uma redução no comprimento dos telômeros. Não foi encontrada associação entre refrigerantes diet ou bebidas açucaradas não gasosas com o comprimento dos telômeros. “É fundamental entendermos os fatores dietéticos que podem encurtar os telômeros, bem como os fatores dietéticos que podem alongar os telômeros”, observou a autora principal Cindy Leung, do Centro da UCSF para a Saúde e Comunidade. “Aqui pareceu que a única bebida que teve uma associação negativa mensurável com o comprimento dos telômeros foi o refrigerante com açúcar.”

 

A autora sênior Elissa Epel, PhD, sugeriu que “O consumo regular de refrigerantes adoçados com açúcar pode influenciar o desenvolvimento de doenças, não só por dificultar o controle metabólico de açúcares do corpo, mas também através do envelhecimento celular acelerado dos tecidos”. E anunciou: “Esta é a primeira demonstração de que o refrigerante está associado a telômeros mais curtos. Esta descoberta foi realizada independentemente de idade, raça, renda e escolaridade. O encurtamento dos telômeros começa muito antes do início da doença. Além disso, ainda que só tenhamos estudado adultos, é possível que o consumo de refrigerantes esteja também associado ao encurtamento dos telômeros em crianças.”

 

Traduzido por Essentia Pharma

Fonte:http://www.lef.org/Newsletter/2014/11/Soda-Intake-Linked-to-Telomere-Length-Reduction/Page-01

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa.