Dê uma olhada em sua despensa: o milagroso ingrediente para combater a obesidade pode já estar lá. Um extrato de batata simples pode limitar o ganho de peso a partir de uma dieta rica em carboidratos refinados e gorduras, de acordo com cientistas da Universidade McGill.

Os resultados do estudo recente foram tão surpreendentes que os pesquisadores repetiram o experimento só para ter certeza.

Investigadores alimentaram camundongos com uma dieta indutora de obesidade durante 10 semanas. Os resultados logo apareceram na balança: camundongos que começaram com peso médio de 25 gramas ganharam cerca de 16 gramas. Mas camundongos que consumiram a mesma dieta, consumindo também um extrato de batata ganharam menos peso: apenas 7 gramas a mais. Os benefícios do extrato são, devido a sua elevada concentração de polifenóis, um componente químico benéfico a partir de frutos e vegetais que comemos.

“Ficamos espantados com os resultados”, afirmou o Prof. Luis Agellon, um dos autores do estudo. “Nós achamos que isso não poderia estar certo – na verdade, fizemos o experimento novamente usando um lote diferente de extrato preparado a partir de batatas cultivadas em um diferente período, só para ter certeza.”

A taxa de obesidade devido ao excesso de alimentação continua a subir no Canadá, que afeta 1 em cada 4 adultos. A obesidade aumenta o risco de doenças cardiovasculares e câncer. De acordo com este estudo, os extratos de batata podem ser uma solução para prevenir a obesidade e o diabetes do tipo 2.

 

Extrato obtido a partir de 30 batatas

“A dose diária do extrato advém de 30 batatas, mas é claro que não aconselhamos ninguém a comer 30 batatas por dia”, diz Stan Kubow, principal autor do estudo, “pois isso seria um enorme número de calorias”. O que os investigadores prevêem, é fazer o extrato disponível como um suplemento dietético ou, simplesmente, como um ingrediente alimentar.

Popularmente conhecida por seu conteúdo de carboidratos, a batata é também uma fonte de polifenóis. “Na famosa dieta francesa, considerada muito saudável, a batata – e não o vinho tinto – é a principal fonte de polifenóis”, diz Kubow. “Na América do Norte, as batatas vêm em terceiro como fonte de polifenóis – antes dos mirtilos.”

 

Uma solução de baixo custo             

“As batatas têm a vantagem de ser mais baratas de produzir e elas já são parte da dieta básica em muitos países”, Kubow explica. “Nós escolhemos uma variedade cultivada que é consumida no Canadá e especialmente rica em polifenóis.”

No caminho para o aeroporto um dia para pegar o mesmo voo, Stan Kubow, professor associado da Faculdade de Dietética e Nutrição Humana e especialista em polifenóis, e Danielle Donnelly, professora associada do Departamento de Fitotecnia e especialista em batatas, tiveram a ideia de cruzar seus interesses de pesquisa e, juntamente com o Prof. Agellon, realizaram este estudo.

Embora os seres humanos e camundongos metabolizem os alimentos de forma semelhante, os ensaios clínicos são absolutamente necessários para validar efeitos benéficos em seres humanos. E a dose ideal para homens e mulheres precisa ser determinada, uma vez que seus metabolismos diferem. A equipe espera patentear o extrato de batata e atualmente está em busca de parceiros, principalmente da indústria de alimentos, para contribuir para o financiamento de ensaios clínicos.

 

Este estudo foi financiado pela Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada, o Canadian Institutes of Health Research e o Canada Foundation for Innovation.

Extract of Irish potatoes (Solanum tuberosum L.) decreases body weight gain and adiposity and improves glucose control in the mouse model of diet-induced obesity
Molecular Nutrition & Food Research, November 2014
Stan Kubow, Luc Hobson, Michèle M. Iskandar, Kebba Sabally, Danielle J. Donnelly and Luis B. Agellon
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/mnfr.201400013/abstract;jsessionid=5F563E95E6DFF9E7A9883EF79F1F79F1.f02t04

 

Traduzido por Essentia Pharma

Fonte: https://www.mcgill.ca/newsroom/channels/news/controlling-obesity-potato-extract-240621

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”