As folhas da planta oliveira (Olea europaea) são ricas em polifenois, dos quais oleuropeína e hidroxitirosol são os mais característicos. Conhecidos por seus efeitos redutores da pressão arterial, possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes oferecendo melhora no tratamento à aterosclerose, diabetes, câncer, doenças neurodegenerativas, e mesmo artrite. Agora um importante estudo clínico, randomizado, duplo-cego, controlado e cruzado, publicado no British Journal of Nutrition, responde à questão do uso de extrato da folha de oliveira nas funções e inflamações vasculares no cenário pós-prandial (que segue à refeição).

O estudo agudo de intervenção humana teve duração de dois dias e faz parte de um programa de investigação em curso financiado por Comvita em colaboração com a Universidade de Reading, Inglaterra, e outros institutos de investigação reconhecidos internacionalmente. Nesse curto período, 18 participantes saudáveis (ambos sexos) divididos em dois grupos ingeriram 51mg oleuropeína e 10mg hidroxitirosol ou placebo (controle), em dose única.

 

O presente estudo reportou que, em comparação com o grupo controle, o índice DVP (digital volume pulse) de rigidez e a produção da citocina IL-8 – um agente inflamatório – foram significativamente reduzidos (P<0 · 05) após o consumo do extrato, fornecendo como primeira evidência de que as propriedades polifenoicas das folhas da oliveira modulam positivamente a função vascular e IL-8 in vivo.

 

Traduzido por Essentia Pharma

Referência: http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=online&aid=9759832&fileId=S0007114515001269

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”