Com mais de 200 mil diagnósticos ao ano, o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres. A exposição ao estrogênio durante um longo período de tempo é um fator que pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença e uma das maneiras para combatê-lo é a utilização do tamoxifeno, droga que interfere na atividade desse hormônio.

Pesquisadores da Fox Chase Cancer Center, descobriram que o ácido graxo Ômega 3, encontrado no óleo de peixe,  pode ser um reforço seguro e benéfico na terapia com a droga.

Para investigar o efeito do Ômega 3 com o  tamoxifeno, a  equipe liderada por Andrea  Manni,  da Pennsylvania State University, induziu tumores mamários em ratos e, em seguida, alimentou-os com uma dieta contendo 17% de óleo de peixe (com ou sem tamoxifeno) e outra com 20% de óleo de milho (com ou sem  tamoxifeno), durante oito semanas.  Os resultados mostraram que a combinação de Ômega 3 e tamoxifeno reduziu a expressão de genes ligados ao crescimento e proliferação do tumor. “Quando acrescentado Ômega 3 ao tratamento com tamoxifeno, o tumor, ao nível molecular, se tornou menos agressivo”, explica Russo, integrante da equipe.

Ao mesmo tempo, o uso de Ômega 3 produziu respostas imunitárias, tais como inflamação e reações alérgicas, que restringem a capacidade das células de combater o câncer, podendo até mesmo promover a migração de células tumorais.

“Mais estudos são necessários para compreender os efeitos do Ômega 3 sobre o sistema imunológico”, conclui Russo. Sua equipe continua desenvolvendo estudos em animais para analisar os efeitos do Ômega 3 na prevenção do câncer de mama e testando a influência da dieta no desenvolvimento do câncer em mulheres.

 

Fonte: ScienceDaily

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser substitutos do profissional médico ou para tratamento de condições específicas. Procure sempre o aconselhamento de um profissional da saúde qualificado, seja qual for a dúvida que possa ter a respeito de seu tratamento ou sintomas. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore em procurar orientação do mesmo por algo que tenha lido em nosso site e/ou mídias sociais da Essentia Pharma.”