A edição de março da revista Nutrition Research publicou a descoberta de cientistas da Tokai University School of Medicine, Japão, do efeito protetor do ácido graxo ômega-3, ou seja, ácido eicosapentaenóico (EPA), contra o risco de hemorragia intracerebral, caracterizada por hemorragias no cérebro.

“O ácido graxo ômega-3, incluindo o ácido eicosapentaenoico, previne acidente vascular cerebral isquêmico”, escrevem Yoshimori Ikeya e colegas. “O efeito preventivo foi atribuído a um efeito antitrombótico induzido por concentrações elevadas de EPA e reduzidos níveis de ácido araquidônico (AA). No entanto, a relação entre a hemorragia intracraniana e o ácido graxo ômega-3 não foi ainda elucidada.”

O estudo incluiu 70 homens e mulheres cuja primeira hemorragia intracerebral havia ocorrido dentro de 30-60 dias, pareados com 66 indivíduos do grupo controle sem história de acidente vascular cerebral. Amostras de sangue em jejum foram analisadas por EPA plasmático, ácido docosaexaenoico (DHA), ácido araquidônico e outros fatores. Através das respostas aos questionários dietéticos obtiveram-se informações referentes ao consumo de peixe dos participantes (a fonte mais comum de ácidos graxos ômega-3), bem como outras informações.

Os indivíduos que tinham sido diagnosticados com hemorragia intracerebral tiveram significativamente maior pressão arterial diastólica e outros fatores, os níveis mais baixos de EPA, e uma taxa média mais baixa de EPA para AA. Uma análise mais aprofundada dos dados revelou que o baixo EPA foi um fator de risco para aqueles com 65 anos ou mais.

Enquanto que os ácidos graxos ômega-3 têm sido associados com a proteção contra acidente vascular cerebral isquêmico, a sua capacidade para ajudar a reduzir a coagulação do sangue levou à especulação de que poderiam aumentar o risco de acidente vascular cerebral hemorrágico, o que a constatação atual contradisse.

 

Traduzido por Essentia Pharma

Fonte: http://www.lef.org/Newsletter/2015/3/Decreased-levels-of-the-omega-3-fatty-acid-EPA-associated-risk-intracerebral-hemorrhage/Page-01?utm_source=eNewsletter_EZX500E&utm_medium=email&utm_term=Article&utm_content=Button&utm_campaign=2015Wk12

 

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”