Um artigo publicado no jornal Osteoporosis International (2013) relata o resultado de um estudo conduzido por pesquisadores na Holanda que encontrou benefício da suplementação com vitamina K2 em mulheres na pós-menopausa – um grupo com risco maior de desenvolver a osteoporose.

Duzentas e quarenta e quatro mulheres entre as idades de 55 e 65 anos foram divididas para receber 180 microgramas de menaquinona-7 (MK-7, uma forma da vitamina K2) ou um placebo diariamente, durante três anos. Foi obtida a densidade mineral dos ossos da coluna lombar, quadril e do colo femoral, bem como foi feito a avaliação de fratura vertebral através da densitometria óssea por absorção de raio-X de dupla energia (DXA) no momento da inscrição e anualmente até a conclusão do estudo. A resistência óssea do fémur e o estado da vitamina K, tal como determinado pela proporção de osteocalcina carboxilada para a osteocalcina uncarboxylated foram adicionalmente avaliados nestes períodos.

 

As mulheres que receberam MK-7 tiveram melhoras nos níveis de vitamina K e redução significativa no declínio do conteúdo mineral ósseo e densidade mineral óssea do colo do fêmur e da coluna lombar, em comparação com aquelas que receberam um placebo. Embora as mulheres no grupo de placebo experimentaram a diminuição esperada relacionada com a idade no teor mineral ósseo e densidade na coluna lombar, esses valores apresentaram diminuição em menos de 1% para aquelas que receberam a vitamina K, em comparação com as medições obtidas no início do estudo. As participantes que receberam vitamina K também tiveram uma melhor resistência óssea e uma redução na perda da altura vertebral no meio da região torácica inferior após dois a três anos de suplementação.

 

“O uso em longo prazo de suplementos de MK-7 diminuiu significativamente o declínio relativo à idade da massa óssea e força”, escreveram os autores MHJ Knapen e colegas. “Concluímos, portanto, que as mulheres na pós-menopausa podem se beneficiar tomando suplementos de MK-7 para prevenir a perda óssea relacionada com a idade.”

 

Traduzido por Essentia Pharma

Fonte:http://www.lifeextension.com/newsletter/2013/3/vitamin-k2-supplements-reduce-bone-loss-in-women/page-01

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”