Investigadores relataram recentemente que a suplementação de prebióticos num modelo experimental de anemia por deficiência de ferro altera a expressão proteica no intestino relacionada com a absorção de ferro. A anemia por deficiência de ferro é uma condição comum, afetando cerca de 9 a 12% das mulheres brancas, quase 20% das mulheres negras e mexicano-americanas e 2% dos homens.

Neste estudo, os cientistas alimentaram ratos em fase de crescimento com uma dieta deficiente em ferro para induzir à anemia. No dia 35, os ratos foram alimentados com 1) uma dieta de controlo, 2) uma dieta com 10% de inulina de elevado desempenho, ou 3) uma dieta com 10% de oligofrutose. Após duas semanas, os investigadores avaliaram segmentos do duodeno, ceco, cólon e fígado para a expressão proteica.

 

A suplementação de inulina aumentou a expressão do transportador de metal divalente-1 de proteína no ceco em 162%, o que é importante para a ligação e transporte de ferro. A inulina também resultou num aumento de 136% na expressão da redutase citocromo b duodenal no cólon, que é uma enzima que catalisa a redução do férrico (3+) para o ferroso (2+) no processo de absorção de ferro no duodeno. Por outro lado, a suplementação com oligofrutose diminuiu a expressão de ferroportin, uma proteína transmembranar que transporta o ferro a partir do interior para o exterior de uma célula, assim como a diminuição dos níveis de citocinas pró-inflamatórias interleucina (IL) -10, IL-6 e fator de necrose tumoral alfa no ceco. A oligofrutose também diminuiu os níveis de hepcidina urinária, que é uma proteína que pode diminuir a absorção de ferro durante certas condições, tais como a inflamação.

 

Os autores do estudo concluíram, “Estes resultados indicam que os prebióticos podem interferir com a expressão de várias proteínas intestinais e fatores sistêmicos envolvidos na regulação da absorção intestinal de ferro em ratos anêmicos durante a fase de crescimento”.

 

 

Fonte: http://www.cpmedical.net/breaking_news_page/prebiotics-influence-proteins-related-to-iron-absorption?utm_source=iContact&utm_medium=email&utm_campaign=ProThera,%20Inc.%20(newsletters@cpmedical.com)&utm_content=June+2+2015+BN+Med

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”