O cérebro é o órgão mais fascinante do universo, espantosamente estimado como tendo 100 bilhões de neurônios e mais conexões do que estrelas! Aqui estão princípios centrados no cérebro que mudarão sua vida:

1 – Seu cérebro está envolvido em tudo … incluindo a forma como você pensa, sente, age e como você se dá bem com outras pessoas. É o seu órgão da inteligência, caráter, personalidade e faz parte de todas as decisões que você toma.

2 – Quando o seu cérebro funciona direito, você trabalha direito; e quando seu cérebro está incomodado você fica mais propenso a ter problemas. Com um cérebro saudável, você é mais feliz, mais saudável fisicamente (porque você toma melhores decisões), mais rico (também porque você toma melhores decisões) e mais bem sucedido. Quando seu cérebro não é saudável, por qualquer motivo (lesões cerebrais, abuso de drogas, obesidade, apneia do sono, etc.), você vai ser mais triste, mais doente, mais pobre e menos bem-sucedido.

3 – O cérebro é o órgão mais complicado no universo. Mesmo com 100 bilhões de neurônios e incontáveis conexões ele tem apenas 2% do peso do seu corpo, usa de 20 a 30% das calorias que você consome e 20% do fluxo de sangue. É o imobiliário mais caro do corpo.

4 – Seu cérebro é macio, como a consistência da margarina, mas seu crânio é super duro com muitas arestas afiadas. Lesões cerebrais podem arruinar a sua vida, mas poucas pessoas sabem disso, porque poucos profissionais de saúde mental olham para o cérebro.

5 – A neuroimagiologia é transformadora. Depois de olhar varreduras do cérebro em quase 100 mil pacientes de 111 países, sabemos que quando os médicos não veem como o cérebro funciona, adivinham o que está errado, e com isso, cometem erros. Sem imagem, os médicos perdem as importantes causas dos problemas, tais como lesões cerebrais, exposição às substâncias tóxicas e infecções. As pessoas acabam não sendo bem diagnosticadas e recebem tratamentos errôneos.

A nossa vasta experiência com imagens SPECT cerebral ensinou que elas:

◦ Diminuem o estigma (pessoas veem problemas como clínicos e não de ordem moral)

◦ Aumenta a observância (faz com que as pessoas queiram um melhor cérebro) e

◦ Altera a discussão em torno da saúde mental: e se a saúde mental for realmente de ordem cerebral?

6 – Se você soubesse que um trem iria te bater, você trabalharia duro para conseguir sair do caminho. A doença de Alzheimer começa décadas antes de você ter quaisquer sintomas. Como no exemplo do trem, o tratamento é provavelmente trabalhar cedo, e não tarde.

De acordo com a pesquisa da GE, 75% da população gostaria de saber se têm um problema cerebral pendente, mesmo que não possam fazer nada a respeito. Nós acreditamos que há uma grande quantidade de coisas que você pode fazer para evitar a doença de Alzheimer e outras formas de demência, quando sabido com antecedência. Portanto, achamos que todos deveriam fazer uso da neuroimagem aos 50 anos (como fazem com a colonoscopia) para antever possíveis problemas.

7 – Todas as doenças psiquiátricas não são desordens únicas ou simples no cérebro. Elas possuem suas diferenças e, como tal, exigem tratamentos distintos. Com base no trabalho de imagem fica claro que quando alguém dá o diagnóstico de “depressão”, significa exatamente como dar o diagnóstico de “dor no peito”. Ninguém dá o diagnóstico de “dor no peito” porque não apresenta a causa e o que fazer para curar. Não faz sentido lógico dar o mesmo tratamento para a dor no peito para todos, e acreditamos que o mesmo é verdade para as doenças psiquiátricas.

A depressão é um sintoma e não uma doença. Ela tem muitas causas, e cada causa requer seu próprio tratamento. Em nosso trabalho, descrevemos 7 tipos de ansiedade e depressão, 7 tipos de ADD, 6 tipos de vícios e 5 tipos da desordem de comer em excesso.

8 – Muitas coisas FEREM o cérebro (drogas, álcool, lesões cerebrais, obesidade, apneia do sono, hipertensão) e muitas coisas ajudam o cérebro (novo aprendizado, nutrição saudável, exercícios de coordenação, meditação, óleo de peixe, uma comunidade saudável). Em média, perdemos 85 mil neurônios por dia. O seu comportamento está tanto ou acelerando ou desacelerando este processo. Compreender este princípio faz significar que o envelhecimento do cérebro é opcional. Você realmente possui a escolha de quão rápido o seu cérebro envelhece!

9 – Trabalhe duro para impulsionar a reserva do seu cérebro. A reserva cerebral é a função e tecido extra para lidar com o que quer que o estresse lhe traga. Quando nascemos, normalmente temos um monte desta reserva, especialmente se os nossos pais cuidaram muito bem de si mesmos antes e durante a gravidez. Se não cuidarmos bem, a vida rouba nossa reserva (estresse, lesões cerebrais, dietas ruins, etc.) e em algum momento, devido aos maus hábitos ou envelhecimento, ela se esgota e os sintomas se desenvolvem (problemas de memória, depressão, fadiga, irritabilidade, etc.).

 

Estar bem não significa simplesmente estar livre de sintomas, mas impulsionar a reserva cerebral, o que exige três estratégias simples:

◦ A vontade de cuidar do seu cérebro;

◦ Evitar qualquer coisa que machuque seu cérebro;

◦ Envolver-se em hábitos cerebrais saudáveis regularmente.

Traduzido por Essentia Pharma

Autor: Daniel G. Amen, MD

Fonte: http://www.amenclinics.com/blog/10-principles-will-change-everything-life/

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”