Há tempos que os probióticos são recomendados para quem quer impulsionar sua saúde. Isso porque a ingestão destes micro-organismos auxilia no equilíbrio intestinal, facilitando a absorção de vitaminas, a digestão de nutrientes como a lactose e o reforço da barreira intestinal contra doenças, entre outros processos vitais. Porém, mais recentemente, os probióticos também vêm sendo aplicados diretamente na pele. Saiba por quê!
Probióticos para a pele são fragmentos de cepas (conjuntos de bactérias semelhantes) que agem restaurando o microbioma cutâneo. Eles também estimulam a produção de antibióticos naturais, ácido hialurônico, ácido lático e ceramidas na pele. Essas propriedades dos probióticos para a pele contribuem para o reforço da barreira de defesa da pele, hidratação e também para a proteção contra micro-organismos causadores de doenças cutâneas. Saiba mais sobre as indicações dos probióticos para a pele e conheça algumas de suas principais opções.
Cada cepa tem a sua funcionalidade específica e entrega benefícios diferentes para a pele. Confira abaixo alguns dos principais probióticos que podem ser incluídos em fórmulas dermatológicas.
BifidO® é normalmente usado em compostos capazes de inibir a entrada de agentes infecciosos, como vírus e bactérias. Ele também integra compostos bioativos que melhoram o equilíbrio da pele e o seu sistema imunológico. Além disso, é indicado para:
Lacto B® é utilizado em compostos antimicrobianos que inibem o crescimento de algumas bactérias causadoras de doenças. Assim como o BifidO®, o Lacto B® é capaz de produzir compostos que inibem a invasão de agentes infecciosos. Além disso, é utilizado para:
Kopyeast® impulsiona a síntese de colágeno, fibras de elastina e ácido hialurônico. Estudos demonstram sua eficácia na prevenção do fotoenvelhecimento, devido a suas atividades antioxidantes e imunomodulatórias. Também é indicado para:
Strep C® é capaz de produzir grandes quantidades de ceramidas, o que proporciona aumento da função de barreira da pele. Por isso, vem sendo utilizado para o tratamento da dermatite atópica e ressecamento. Suas indicações incluem:
Ecoskin® auxilia a pele a confrontar as agressões diárias sofridas, mantendo, estimulando ou reconstituindo a ecoflora cutânea. Também é indicado para melhorias na hidratação dérmica. Assim, pode melhorar a aparência da pele e sua sensação de conforto. Em resumo, é indicado para:
Além de tratar problemas na pele, como os que vimos até aqui, é interessante saber que os probióticos também podem estar na formulação de hidratantes faciais. O principal objetivo de incluir as cepas na composição de cosméticos é para favorecer o equilíbrio da microbiota cutânea e potencializar as barreiras de defesa. Dessa forma, os probióticos contribuem com uma melhora na aparência e textura da pele.
Quer saber mais sobre como os probióticos para a pele? Entre em contato com a Essentia Pharma.
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar