Ao perder peso com dieta, muitas vezes perde-se gordura e músculo. No entanto, especialistas revelaram que o tratamento com testosterona permite aos homens com excesso de peso, ao fazer uma dieta, perder gordura, mas manter os músculos.

 

Quarenta por cento dos homens obesos têm baixos níveis de testosterona, de acordo com cientistas da Universidade de Melbourne. O principal autor do estudo, Dr. Mathis Grossmann, relatou: “Há uma epidemia de obesidade e hipogonadismo funcional relacionado, mas o tratamento com testosterona ainda permanece controverso. “Este estudo demonstra pela primeira vez que, entre os homens obesos com níveis de testosterona reduzidos, a terapia de reposição aumentou a perda, induzida por dieta, de massa gorda total e visceral, e impediu a perda de massa magra.”

 

A equipe de cientistas realizou um ensaio clínico com 100 homens obesos ‘razoavelmente saudáveis’. Cada um dos participantes estava entre as idades de 20 e 70 anos, e tinha nível baixo de testosterona. Além disso, 20% deles tinham diabetes, enquanto 10% tinham doença cardíaca. Os participantes foram colocados sobre uma estrita dieta de 600 calorias por dia, durante as primeiras 10 semanas do estudo. Eles foram incentivados a se abster de álcool – além de realizar pelo menos 30 minutos diários de exercício moderado.

 

Entre a semana 11 e 56 do estudo, todos os participantes seguiram uma dieta de manutenção de peso, com base na Australia Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation Total Wellbeing Diet. Mas do grupo total, 49 deles também receberam injeções de testosterona intramuscular a cada 10 semanas. Os restantes 51 homens receberam placebo.

 

No final das 56 semanas, os dois grupos perderam quase 11kg. No entanto, os homens sob o tratamento com testosterona perderam “quase exclusivamente” gordura, enquanto os que receberam placebo perderam músculo e gordura. Os participantes obesos, sob tratamento com testosterona, perderam 3kg mais do que o grupo placebo, e mantiveram sua massa muscular, enquanto que o grupo placebo perdeu 3,5kg de massa muscular.

 

O estudo foi apresentado na reunião anual da Sociedade de Endocrinologia. Os resultados vieram logo depois que uma equipe de cientistas da Intermountain Medical Center Heart Institute, em Salt Lake City, descobriu que a suplementação com testosterona em homens mais velhos pode reduzir drasticamente o risco de ataques cardíacos e derrames.

 

Os cientistas estudaram 755 pacientes cardíacos, que receberam o hormônio masculino injetado ou em forma de gel. Aqueles que receberam a terapia de testosterona apresentaram 80% menos probabilidade de sofrer um evento cardiovascular, como um ataque cardíaco ou derrame, em comparação com aqueles que não receberam a terapia.

 

Fonte:http://www.dailymail.co.uk/health/article-3523352/Is-testosterone-key-weight-loss-Hormone-supplement-helps-men-shed-fat-retain-muscle.html

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”