De acordo com pesquisa publicada on-line em Stroke, a dificuldade de ficar em pé sobre uma perna pode indicar que infartos lacunares ou microbleeds já ocorreram, significando que o risco de acidentes vasculares cerebrais mais graves seja alto.

Os pesquisadores Yasuharu Tabara, Ph.D., professor associado do Centro de Medicina Genômica na Graduate School of Medicine da Universidade de Kyoto, no Japão, e colegas recrutaram 1.387 homens e mulheres, média de 67 anos de idade, e pediram que se equilibrassem em uma perna por um minuto. No estudo também foi utilizada a ressonância magnética para avaliar a doença nos pequenos vasos cerebral na forma de infarto lacunar e micro hemorragias (microbleed).

Os pesquisadores descobriram que a incapacidade de se equilibrar em uma perna por 20 segundos ou mais estava associada ao fato de infartos lacunares e microbleeds já terem ocorrido. Problemas de equilíbrio também foram associados com a função cognitiva reduzida.

“Indivíduos mostrando instabilidade em pé sobre uma perna, bem como problemas para caminhar, devem receber maior atenção, pois esta fragilidade física pode ser sinal de anormalidades cerebrais potenciais e declínio mental”, afirmou Dr. Tabara ao HealthDay.

 

 

Traduzido por Essentia Pharma

Fonte: http://www.pri-med.com/pmo/MedicalNewsDetail.aspx?id=16154
Imagem: American Heart Assn 

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”