O própolis é uma mistura de substâncias resinosas de vegetais, pólen, cera e secreções salivares das abelhas. Dessa forma, para as abelhas, serve para vedar frestas e proteger a colmeia de possíveis ataques de outros insetos e das adversidades climáticas. Já para o corpo humano, é uma substância rica em compostos que favorecem a saúde.
Descubra os tipos, os principais benefícios e o que mostram os estudos sobre as poderosas propriedades do própolis.
As diferentes plantas e abelhas que fazem parte da produção originam diferentes tipos de própolis. Assim, eles se diferenciam pela cor, pela consistência e pelas propriedades. No Brasil, os mais utilizados são os tipos:
Por mais que existam diferentes tipos, o própolis é composto por, basicamente, 50% de resina e bálsamo vegetal, 30% de cera, 10% de óleos essenciais e aromáticos, 5% de pólen e 5% de outras substâncias, como resíduos orgânicos.
Vale lembrar que o uso do própolis não é de hoje. Há relatos que o comprovam desde os tempos do Egito Antigo e da Mesopotâmia. Da mesma forma, gregos, incas e romanos também são povos que já utilizavam a substância para diferentes objetivos.
Atualmente, seus benefícios estão relacionados às suas propriedades:
Dessa forma, as análises mais específicas evidenciam a atuação da substância no fortalecimento do sistema imunológico, na melhora e no tratamento da saúde oral, na saúde do fígado, no controle da glicose e para a cicatrização de feridas, acnes e cuidados ginecológicos. Acompanhe:
Uma revisão que reuniu achados sobre os efeitos do própolis no sistema imunológico, destacou que essa substância pode ser promissora como tratamento complementar de diversas condições de saúde devido às suas amplas funções no organismo.
Veja as principais que foram destacadas:
Na odontologia, um creme dental com extrato de própolis mostrou efeitos positivos no tratamento de doenças periodontais, hipersensibilidade dentária e cáries.
Ainda, sua aplicação em preparações higiênicas mostrou ser eficaz tanto para pacientes com gengiva saudável quanto para aqueles com risco de gengivite. Além disso, por apresentar propriedades anestésicas e anti-sépticas, pode ser útil em pequenos procedimentos cirúrgicos dentários e no tratamento da polpa dental.
O própolis brasileiro é apontado como uma substância hepatoprotetora, ou seja, que contribui para a saúde do fígado. Isso se dá em decorrência dos compostos fenólicos presentes nessa substância, especialmente os flavonoides.
Os compostos fenólicos apresentam forte atividade antioxidante, que pode ser importante para a ação hepatoprotetora. Eles ajudam a eliminar os radicais livres e a proteger as células hepáticas contra danos induzidos por TNF-α (grupo de citocinas capazes de induzir a morte celular).
Uma revisão sistemática e meta-análise destacou que a suplementação de própolis ajudou a reduzir os níveis de glicose plasmática em jejum em adultos com diabetes tipo 2. Ainda, melhorou outros fatores metabólicos relacionados à diabetes, como níveis séricos de proteína C-reativa e fator de necrose tumoral, marcadores de processos inflamatórios.
A ciência explica que o própolis parece melhorar a expressão e degradação dos colágenos tipo 1 e 2, criando um ambiente favorável para a cicatrização.
Além disso, suas propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e imunomoduladoras auxiliam no reparo de feridas e na regeneração tecidual. Assim, também ajuda a reduzir a resposta inflamatória e acelera o processo de cura.
Também relacionado às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, o própolis se mostrou eficaz no tratamento da acne. Os resultados foram observados em um teste, realizado com um produto feito com própolis e outras 2 substâncias, em pessoas com acne.
Foi revelado que o creme contendo própolis e outros ativos naturais demonstraram maior eficácia em comparação com um produto de formulação sintética, ou seja, sendo considerado uma opção mais segura no controle da acne.
A candidíase é uma infecção provocada por fungos que atinge grande parte da população feminina em diferentes etapas da vida. Em geral, o seu tratamento é realizado com medicamentos farmacológicos que, muitas vezes, podem apresentar efeitos colaterais adversos.
Na intenção de encontrar alternativas mais seguras, pesquisadores vêm explorando a ação do própolis para tratamento dessa condição. Devido à sua função antifúngica e à baixa toxicidade apresentada, essa pode ser uma opção altamente eficiente e segura, em contrapartida aos medicamentos tradicionais.
O própolis pode ser encontrado em diferentes formas farmacêuticas, mas o extrato de própolis é a forma mais utilizada. Isso se dá em decorrência da sua composição apresentar uma grande quantidade do composto natural.
De acordo com a indicação de uso para cada pessoa, ele pode ser manipulado em extrato seco, para o uso em cápsulas, e extrato aquoso ou alcoólico, para o uso em gotas.
O extrato de própolis pode ser usado em tratamento ou prevenção, ingerido, aplicado diretamente na pele ou diluído. Converse com o seu médico e entre em contato com a Essentia Pharma para tirar suas dúvidas e saber mais sobre as opções de manipulação.
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar