D-RIBOSE é uma pentose (monossacarídeo de cinco carbonos), componente vital na estrutura dos principais constituintes celulares, como o RNA e DNA,coenzima-A, flavina adenina dinucleotídeo (FAD), dinucleotídeo adenina nicotinamida (NAD), riboflavina (vitamina B2), além do trifosfato de adenosina (ATP) (Figura 1), principal fonte de energia da célula. A presença de D-RIBOSE é fundamental e sua disponibilidade determinará a taxa de produção desses compostos celulares.
Pode ser utilizado para combater a fadiga, ajudar a compensar os efeitos do envelhecimento, aumentar o desempenho físico, prevenir a dor do excesso de esforço muscular e aumentar a energia do indivíduo. Estudos mostraram que as reservas de ATP podem decrescer de 60% a 70% durante exercícios exaustivos e podem levar mais de 72 horas para serem adequadamente repostas. D-RIBOSE foi apresentada para auxiliar no tempo de reposição de ATP, fazendo com que a recuperação passe de 72 horas para apenas 12 horas e deve ser tomada aproximadamente 1 hora antes do exercício e imediatamente após o mesmo. Além disso, a D-RIBOSE, se tomada juntamente com a Creatina Monoidratada, tem um efeito sinérgico na força, resistência e recuperação muscular.
Embora seja um monossacarídeo, D-RIBOSE não eleva a glicose sanguínea, tornando-se um bom carboidrato para se adicionar em formulações de bebidas e alimentos. D-RIBOSE é eficientemente absorvida quando consumida (95%) e passa diretamente para a corrente sanguínea. A Figura 2 exemplifica o real efeito da D-RIBOSE em manter os níveis normais de glicose no sangue.
O fator do controle glicêmico torna-se importante quando D-RIBOSE é adicionada a alimentos, como sucos, vitaminas, bebidas energéticas, entre outros. Seu efeito combinado como precursor da síntese de ATP e o seu papel na modulação da glicose sanguínea torna-a um nutriente excelente para utilização por diabéticos.
Estudos tem mostrado que o exercício físico aumenta a produção de Radicais Livres de Oxigênio (RLO), provocando danos celulares no músculo esquelético e outros tecidos. A utilização de oxigênio aumenta de 10 a 20 vezes sob o estado de repouso, bem como os subprodutos metabólicos (adenosina, íons de hidrogênio, dióxido de carbono, malonildialdeído), o que pode causar aumento de estresse oxidativo nos músculos. Em organismos aeróbios, a formação de RLO tem funções importantes na sinalização celular. No entanto, em quantidades excessivas, sua acumulação pode conduzir a um aumento no envelhecimento, nos riscos de câncer, doença cardíaca, Alzheimer e outras condições de saúde.
A D-RIBOSE é solúvel em água e tem demonstrado ser benéfica na diminuição da produção de RLO durante e após o exercício. A suplementação com 7g de D-RIBOSE em ciclistas saudáveis, diminuiu os níveis de malonildialdeído (MDA) urinário e manteve os níveis basais de glutationa (GSH).
A perda das reservas de energia celular desempenha um papel significativo nafisiologia da célula muscular. Essa depleção irá impactar no controle de íons da célula, afetando a recuperação muscular e, se suficientemente grave, a perda de energia prolongada ou crônica diminui a permeabilidade da parede celular, levando a edema e perturbações hidroeletrolíticas. A D-RIBOSE não afeta o coração nem a pressão sanguínea, podendo, portanto, ser consumida por indivíduos com problemas cardíacos.
A suplementação com 5g a 10g de D-RIBOSE diária minimiza as consequências fisiológicas em situações de gasto de energia e auxilia no processo natural do corpo de síntese de energia durante o período de estresse, acelerando sua recuperação nos tecidos.
Indicações:
• Aumento na velocidade de recuperação energética
• Aumento da produção de ATP no coração e músculos
• Preserva diariamente os níveis de energia celular
• Combate a fadiga
• Aumenta a vitalidade
Fonte: BioenergyLifeScience, Inc.
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser substitutos do profissional médico ou para tratamento de condições específicas. Procure sempre o aconselhamento de um profissional da saúde qualificado, seja qual for a dúvida que possa ter a respeito de seu tratamento ou sintomas. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore em procurar orientação do mesmo por algo que tenha lido em nosso site e/ou mídias sociais da Essentia Pharma.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar