Um estudo publicado on-line na edição de junho do American Journal of Public Health constatou que mais da metade das crianças e adolescentes norte-americanos não bebem suficiente água.
Foi também observado diferenças raciais/étnicas e de gênero no estado de hidratação. Crianças e adolescentes negros apresentaram maior risco de hidratação inadequada em comparação com crianças e adolescentes brancos; os meninos estavam em maior risco do que as meninas.
“Estes resultados são importantes porque destacam um problema potencial de saúde que não recebeu muita atenção no passado”, disse a principal autora Erica Kenney, pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Ciências Sociais e Comportamentais no Harvard Chan School. “Embora que para a maioria dessas crianças isto não seja uma ameaça sanitária imediata ou dramática, ela é uma questão que realmente pode estar diminuindo a qualidade de vida e bem-estar de muitas outras.”
Beber bastante água é essencial para os processos fisiológicos, tais como circulação, metabolismo, regulação da temperatura e remoção de resíduos. Embora a desidratação excessiva está associada a graves problemas de saúde, mesmo uma leve desidratação pode causar problemas, incluindo dores de cabeça, irritabilidade, desempenho físico deficiente e redução do funcionamento cognitivo.
Os pesquisadores analisaram dados de 2009 a 2012 em mais de 4.000 crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos que participaram da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, um estudo sobre a saúde de crianças e adultos nos Estados Unidos conduzido anualmente pelos Centros de Controle de Doenças e Prevenção. Eles usaram a osmolaridade urinária – uma medida para a concentração e diluição da urina de uma pessoa – para determinar se os participantes estavam adequadamente hidratados.
Foi identificado que um pouco mais da metade de todas as crianças e adolescentes não estavam recebendo hidratação suficiente. Os meninos eram 76 por cento mais propensos do que as meninas, e os negros não-hispânicos eram 34 por cento mais prováveis do que os brancos não-hispânicos a estarem inadequadamente hidratados.
Notavelmente, quase um quarto das crianças e adolescentes do estudo relataram que não bebiam água na forma pura.
“A boa notícia é que este é um problema de saúde pública com uma solução simples”, disse o autor sênior Steven Gortmaker, professor da prática da sociologia da saúde. “Se pudermos nos concentrar em ajudar as crianças a beberem mais água – uma bebida de baixo custo e sem calorias – podemos melhorar o seu estado de hidratação, o que pode permitir que muitas crianças se sintam melhor durante todo o dia e executem melhor na escola.”
Outros autores do estudo da Harvard Chan Scholl incluíram Angie Cradock, cientista de pesquisa sênior e vice-diretora do Harvard Prevention Research Center, e pesquisador Michael Long.
O estudo foi apoiado pelo Cooperative Agreement (incluindo, Nutrition and Obesity Policy Research and Evaluation Network) do Prevention Research Centers Program para o Centers for Disease Control and Prevention, e uma subvenção em memória de Melvin R. Seiden.
Traduzido por Essentia Pharma
Fonte: http://news.harvard.edu/gazette/story/2015/07/inadequate-hydration-can-lead-to-impaired-cognitive-emotional-function/
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