12A canela é uma adição deliciosa a torradas, café e demais alimentos, e, de acordo com resultados de novo estudo publicado on-line na edição de julho do Journal of Neuroimmune Pharmacology, o tempero também pode melhorar a capacidade de aprendizagem.
O estudo realizado por cientistas neurológicos da Rush University Medical Center descobriu que a canela tornou camundongos de laboratório, determinados para apresentarem fraca capacidade de aprendizagem, em melhores alunos.
“Esta seria uma das mais seguras e fáceis abordagens de converter alunos com dificuldades de aprendizagem em bons alunos”, afirmaram Kalipada Pahan, PhD, investigador principal do estudo e Floyd A. Davis, professor de neurologia da Rush.
Algumas pessoas nascem com a facilidade de aprendizagem, algumas precisam se esforçar, e outras acham que é difícil de aprender novas tarefas mesmo com o esforço. Pouco se sabe sobre os processos neurológicos que causam tal dificuldade de aprendizado e como melhorar esse processo.
“É importante compreender os mecanismos do cérebro que levam à má aprendizagem para haver o desenvolvimento de estratégias eficazes que melhorem a capacidade de memória e aprendizagem”, afirmou Pahan.
A chave para ganhar esse entendimento encontra-se no hipocampo, uma pequena parte do cérebro que gera, organiza e armazena memória. Os pesquisadores descobriram que o hipocampo dos alunos com dificuldade de aprendizado possui menos CREB (uma proteína envolvida na memória e aprendizagem) e mais subunidade alfa5 do receptor GABAA ou GABRA5 (uma proteína que gera condutância inibitória tônica no cérebro), em comparação com bons alunos.
No estudo, os camundongos receberam canela em pó via oral, e seus organismos a metabolizaram em benzoato de sódio, um produto químico utilizado como um fármaco para o tratamento de danos cerebrais. Quando o benzoato de sódio entrou nos cérebros dos camundongos, ocorreu o aumento de CREB, a diminuição de GABRA5, e o estímulo da plasticidade (capacidade de mudar) de neurônios do hipocampo.
Essas mudanças, por sua vez, levaram à melhora da memória e aprendizagem entre os camundongos.
Traduzido por Essentia Pharma
Fonte: https://www.rush.edu/news/cinnamon-may-aid-learning-ability
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar