Os resultados de um estudo reportado na reunião da Experimental Biology 2016, realizada em San Diego, revelam uma associação entre a suplementação diária de vitamina D e o aumento da atividade da telomerase em hispânicos com diabetes tipo 2, com insuficiência de vitamina D. A telomerase é uma enzima envolvida na manutenção dos telômeros: sequências de DNA que encobrem e protegem as extremidades dos cromossomos. A baixa atividade da telomerase está ligada com telômeros mais curtos, os quais são associados com o diabetes tipo 2 e mortalidade prematura. Os resultados foram publicados em The FASEB Journal.
Trinta e quatro pessoas com diabetes tipo 2 foram recrutadas de duas clínicas de Miami, Flórida. A medição de níveis séricos de 25-hidroxivitamina D em jejum foram feitas no momento da inscrição e indicaram níveis insuficientes, menos de 30 nanogramas por mililitro (ng/ml), em média. Os níveis de atividade da telomerase foram avaliados no início do estudo, no terceiro mês, e no final da intervenção de seis meses. Os participantes receberam 4.000 unidades internacionais (UI) de vitamina D3 por dia durante todo o curso do ensaio.
Os níveis de atividade da telomerase aumentaram em média de 49,3 no início do estudo para 63,1 RTA (atividades de telomerase relativa) após seis meses. “A suplementação de vitamina D3 a 4.000 UI/dia aumentou significativamente a atividade da telomerase em hispânicos com diabetes tipo 2″, concluem os autores, Gustavo G. Zarini e colegas, da Universidade Internacional da Flórida. “A suplementação de vitamina D3 pode impedir ou atrasar a progressão da doença através da reativação da telomerase e manutenção do DNA.”
Fonte: http://www.lifeextension.com/Newsletter/2016/5/Vitamin-D3-supplementation-increases-telomerase-activity-in-type-2-diabetics/Page-01?utm_source=eNewsletter&utm_medium=email&utm_content=Button&utm_campaign=EZXX00E
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar