Muitos produtos que utilizamos na nossa rotina são feitos com ingredientes que parecem inofensivos. Mas, com o uso diário, alguns deles se acumulam no nosso organismo, gerando uma carga tóxica que pode causar danos à saúde.
Embora essas substâncias nocivas estejam presentes por toda parte, isso não significa que precisamos viver em uma bolha para nos proteger. O nosso corpo possui uma capacidade extraordinária de regeneração e detoxificação, o que contribui para que ele se adapte às mais variadas situações e consiga manter o equilíbrio.
Fique com a gente e entenda o que é carga tóxica, quais são e de onde vem as substâncias nocivas, como ocorre a desintoxicação do corpo e o que podemos fazer para ajudá-lo nesse processo.
A carga tóxica é gerada no organismo quando a quantidade de substâncias nocivas a que estamos expostos ultrapassa os limites com os quais o nosso corpo consegue lidar. Isso causa uma acumulação de toxinas que podem levar a um estresse crônico das células e impactar na homeostase do corpo (condição de estabilidade que o organismo precisa para realizar as suas funções e manter o seu equilíbrio).
Alguns problemas de saúde têm sido associados a esse aumento da caga tóxica. Entre eles estão: obesidade, diabetes tipo 2, câncer e distúrbios hormonais, no sistema imune e neurológico.
Vale lembrar, no entanto, que ter contato com substâncias nocivas faz parte da vida. Não é à toa que o nosso organismo tem mecanismos de desintoxicação, não é mesmo? O melhor caminho para lidar com essas questões é apostar em um estilo de vida que o ajude a lidar com a exposição e aumentar a sua capacidade natural de detoxificação.
Elas estão por toda parte. Nos móveis, na água, nos alimentos, nas roupas, nos produtos de limpeza e higiene pessoal, na maquiagem e até mesmo no ar. Todos os dias e em todos os lugares, o corpo está em contato com milhares de substâncias nocivas que, mesmo em pequenas quantidades ou testadas de forma isolada, podem ser ingeridas, absorvidas pela pele ou inaladas durante anos. Para entender melhor, confira quais são e de onde vem essas toxinas.
Boa parte dos produtos de limpeza possuem ingredientes nocivos. Eles estão distribuídos em diversas formulações e com nomenclaturas desconhecidas pela maioria das pessoas. De modo geral, essas substâncias são responsáveis pelos efeitos do produto como clarear, desengordurar, limpar e perfumar.
Alguns ingredientes considerados tóxicos que podem estar presentes nos produtos de limpeza são:
Além desses, nos rótulos dos produtos de limpeza constam diversos outros ingredientes que podem contribuir para o acúmulo de carga tóxica no organismo, como formaldeído ou formalina, amônia, bórax ou borato de sódio, ácido muriático ou ácido clorídrico, etanolaminas (MEA, DEA, TEA) e tolueno.
Produtos utilizados na pele, unhas e cabelos também podem conter ingredientes nocivos. Utilizadas para conservar, aumentar os prazos de validade, potencializar os efeitos dos produtos, dar cor e cheiro, entre outros atributos, essas substâncias podem causar danos à saúde, quando acumuladas no organismo, além de prejudicar o meio ambiente.
Muitos alimentos consumidos hoje contêm pesticidas, herbicidas ou outros tipos de agrotóxicos que causam prejuízos à saúde, assim como a água, quando não filtrada de forma adequada.
O preparo também pode expor os alimentos a substâncias potencialmente nocivas. Panelas que liberam metais pesados, como o alumínio, tigelas e potes de plásticos contendo bisfenol-A (BPA) transferem esses componentes para os alimentos, os quais podem contribuir para o acúmulo de carga tóxica no organismo e influenciar negativamente o funcionamento do corpo.
Mulheres acima ou abaixo do peso também podem ter dificuldade em engravidar. Isso, porque o peso é um dos fatores que influencia na produção hormonal feminina, interferindo diretamente na ovulação, que pode não ocorrer devido a falta de nutrientes e níveis hormonais inadequados. Além disso, com ciclos irregulares ou ausência da menstruação, por exemplo, fica mais difícil para a mulher identificar o período fértil e, consequentemente, engravidar naturalmente.
Muitas substâncias citadas acima já foram estudadas e testadas em laboratórios, demonstrando que o corpo tem capacidade de eliminá-las quando usadas de forma isolada. No entanto, na rotina diária, entramos em contato com vários ingredientes diferentes, que nunca foram testados de forma conjunta. Ou seja, não se sabe ao certo os possíveis efeitos dessas combinações no organismo.
Além disso, os mesmos ingredientes podem ser encontrados em produtos diversos, como é o caso dos parabenos, presentes em xampus, condicionadores, cremes hidratantes, protetores solares, maquiagens, entre outros. Logo, é muito difícil saber qual é a quantidade exata de cada substância em contato com o corpo todos os dias.
Entre os efeitos que a acumulação dessas substâncias podem causar estão:
Se, por um lado, as substâncias tóxicas estão presentes em todos os lugares, o que torna impossível viver sem ter contato com elas, por outro, o corpo humano é extraordinário e tem uma capacidade incrível de lidar com esse cenário para se manter em equilíbrio. Isso, porque ele tem um mecanismo próprio pelo qual promove a eliminação de toxinas naturalmente.
Esse processo de desintoxicação começa pelo fígado e acontece em 3 fases:
Para que essas fases ocorram de forma completa, o corpo precisa de uma boa quantidade de nutrientes, como vitaminas do complexo B, aminoácidos, entre outros, além de antioxidantes fundamentais para lidar com todo o estresse oxidativo gerado nesse processo. Logo, quanto maior o acúmulo de toxinas no organismo, maior é a necessidade de detoxificação e também do consumo de nutrientes para realizar esse processo de forma satisfatória.
Agora que você já sabe como o corpo funciona, que tal adotar algumas medidas simples para ajudá-lo nesse processo de detoxificação, contribuindo para a sua saúde e a da sua família?
O acúmulo de substâncias tóxicas no organismo (carga tóxica) depende de dois fatores principais:
Logo, a melhor forma de ajudar o nosso corpo é fazendo escolhas mais conscientes e saudáveis todos os dias.
Além de adotar hábitos saudáveis para auxiliar o organismo, você pode contar com ativos que favorecem o processo de desintoxicação natural, como:
Para saber mais sobre cada um desses ativos e como inseri-los na sua rotina, converse com seu médico e conheça as diferentes opções de fórmulas para manipulação.
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar