Homens com baixos níveis do hormônio masculino testosterona não precisam temer que a sua reposição vá aumentar o risco de câncer de próstata, diz estudo.
Os investigadores descobriram que os homens que receberam testosterona durante mais de um ano não tiveram nenhum aumento global no risco de câncer da próstata e, de fato, apresentaram um risco reduzido da doença agressiva em 50 por cento. As conclusões são baseadas em uma análise de mais de um quarto de milhão de registros médicos de homens, em sua maioria brancos, na Suécia.
“Com base em nossos resultados, os médicos devem ainda prestar atenção para fatores de risco do câncer de próstata – como idade maior que 40 anos, ascendência africana-americana, ou histórico familiar da doença – em homens que fazem a reposição de testosterona, mas não devem hesitar em prescrevê-la aos pacientes apropriados devido ao medo do risco”, afirmou a investigadora principal do estudo, Stacy Loeb, de NYU Langone Medical Center, em Nova York.
Especificamente, o estudo constatou que 38.570 dos homens cujos registros foram examinados desenvolveram câncer de próstata entre 2009 e 2012. Destes, 284 tiveram prescrita a terapia de reposição de testosterona antes que fossem diagnosticados com o câncer. Seus registros foram comparados com 192.838 homens que não desenvolveram câncer de próstata, dos quais 1.378 tinham usado a terapia de testosterona.
Foi observado que, embora a análise inicial mostrasse um pequeno aumento (de 35%) no câncer de próstata logo após o início da terapia, este aumento foi apenas em cânceres da próstata que estavam com baixo risco de propagação – provavelmente, em resultado de mais visitas médicas e biópsias realizadas no início.
“No geral, nosso estudo sugere que o melhor para a saúde masculina é manter os níveis de testosterona equilibrados”, disse Loeb, que sugeriu que os homens com níveis de testosterona abaixo de 350 nanogramas por decilitro e com sintomas devem procurar aconselhamento médico sobre a terapia de testosterona.
Grande parte da preocupação com o risco de câncer de próstata é que, como parte da terapia padrão em casos avançados, o uso de medicamentos para reduzir o tumor reduz drasticamente – ao invés de aumentar – os hormônios masculinos, Loeb apontou.
Os níveis de testosterona caem naturalmente cerca de 1% ao ano nos homens após 30 anos de idade.
“Mas, quando usado adequadamente em homens saudáveis que apresentam baixos níveis de testosterona, a sua reposição tem melhorado a função sexual e o humor.” Os resultados estão previstos para serem apresentados na reunião anual da American Urological Association, em San Diego, Califórnia, EUA.
Fonte: https://www.socialnews.xyz/2016/05/testosterone-therapy-does-not-raise-prostate-cancer-risk-study/
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar