Em novo estudo, o extrato de rosehips – o fruto da roseira – reduziu significativamente o crescimento e migração de células de um tipo de câncer de mama conhecido como triplo negativo.
Esta forma particularmente agressiva de câncer não responde a tratamentos mais disponíveis e tende a afetar as mulheres jovens, bem como afro-americana ou hispânica.“Médicos, pacientes e pesquisadores estão procurando tratamentos alternativos para o câncer de mama triplo negativo e as pessoas estão sempre procurando maneiras de prevenção”, disse Patrick Martin, Ph.D., professor associado da North Carolina Agricultural and Technical State University e líder do estudo. “Quão formidável seria poder dizer: Aqui está, tome um comprimido por dia desta vitamina da roseira para possivelmente ajudar a prevenir ou tratar o câncer. É um produto natural eficaz que encontramos, sem efeitos secundários conhecidos.”
O câncer de mama triplo negativo é chamado assim porque suas células cancerosas não têm os três receptores do fator de crescimento que normalmente são alvejados durante o tratamento do câncer de mama. Como resultado, a maioria dos tratamentos existentes é ineficaz contra ele, e os pacientes em remissão experimentam maior taxa de recorrência e de morte nos primeiros três anos, em comparação com outros tipos de câncer de mama.
No estudo, os cientistas trataram culturas de tecidos de células de câncer de mama triplo negativo com várias concentrações do extrato de rosehip. A exposição à concentração mais elevada (1,0 mg/ml) reduziu a proliferação celular do câncer em 50 por cento, e o efeito foi reduzido com concentrações decrescentes. As maiores concentrações de extratos de rosehip (,025 a 1,0 mg/ml) diminuiu a migração as células do câncer em 25 a 45 por cento. As experiências adicionais revelaram que o extrato parece funcionar através da redução da MAPK e Akt, duas enzimas que são conhecidas como promovedoras do crescimento de células do câncer da mama triplo negativo.
O extrato também melhorou a capacidade do medicamento comumente usado, doxorrubicina, na quimioterapia para diminuir a proliferação e migração celular nas culturas de tecidos, sugerindo que o extrato de rosehip pode ser uma adição benéfica.
“Minha esperança é que nossos estudos em culturas de tecidos, juntamente com estudos futuros em modelos animais, vão tornar o rosehip como medida preventiva no câncer de mama ou como um tratamento complementar”, disse Martin.
Patrice Cagle, um estudante de doutorado no laboratório de Martin, disse sentir uma conexão pessoal com a pesquisa. “Eu sou uma mulher jovem afro-americana por isso corro um risco potencialmente maior ter câncer de mama triplo negativo”, relatou. “Não há uma série de pesquisas sobre este câncer e as afro-americanas, por isso estamos tentando aumentar o perfil deste tipo específico de câncer na comunidade científica e aos olhos do público.” Cagle vai apresentar a pesquisa no encontro anual da Sociedade Americana de Farmacologia e Terapêutica Experimental (sigla em inglês, ASPET) durante a Experimental Biology 2015.
As perspectivas para as mulheres afro-americanas com câncer de mama triplo negativo são particularmente fracas, um aspecto que Cagle disse precisar ser mais investigado. Os cientistas especulam que a disparidade pode ser vinculada a diferenças biológicas e genéticas, à prevalência de fatores de risco, barreiras ao acesso dos cuidados de saúde, comportamentos de saúde, ou o fato de que as pacientes afro-americanas tendem a ser diagnosticadas em um estágio posterior da doença. Rosehip, a parte redonda da flor da roseira localizada logo abaixo das pétalas, é usada como uma fonte natural de vitamina C no chá e outros alimentos. Para os experimentos, os pesquisadores usaram o extrato puro, que pode ser comprado como um suplemento em forma de pílula ou líquido.
A pesquisa sobre o câncer de mama cresceu a partir de estudos anteriores em que os pesquisadores utilizaram extrato de rosehip para, com sucesso, impedir o crescimento de células de câncer no cérebro, um dos lugares em que o câncer de mama triplo negativo tende a se espalhar. Eles também gostariam de testar os efeitos do extrato sobre as células cancerosas da próstata.
Traduzido por Essentia Pharma
Fonte: http://www.sciencedaily.com/releases/2015/03/150329141007.htm
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar