Sentar-se por muitas horas por dia está associado com aumento de calcificação da artéria coronária, um marcador de doença cardíaca subclínica que pode aumentar o risco de ataque cardíaco, de acordo com pesquisa programada para apresentação no 64º encontro anual do American College of Cardiology, em San Diego. A doença arterial coronariana é o tipo mais comum de doença cardíaca e a principal causa de morte nos Estados Unidos.O estudo não encontrou associação entre a calcificação da artéria coronária e a quantidade de exercício que a pessoa faz, o que sugere que o ato de se sentar por longos períodos tem impacto maior do que o exercício sobre esta particular medida de saúde do coração. Os resultados sugerem que o exercício pode não inteiramente neutralizar os efeitos negativos de um estilo de vida sedentário principalmente no caso de cálcio coronariano.
“É claro que o exercício é importante para reduzir o risco cardiovascular e melhorar o seu nível de condicionamento físico”, disse Jacquelyn Kulinski, MD, professora assistente de medicina cardiovascular no Medical College of Wisconsin e principal autora do estudo. “Mas este estudo sugere que a redução do tempo de ficar sentado diariamente pode representar uma nova estratégia (além do exercício) para ajudar a reduzir o risco cardiovascular.”
A pesquisa vem na esteira de estudos recentes que ligam o excesso de ficar sentado ao maior risco de doença cardiovascular, diabetes, câncer e morte precoce.
Este estudo oferece uma perspectiva única sobre os efeitos do comportamento sedentário porque liga a quantidade de tempo do permanecer sentado como um marcador precoce para o risco de doença cardíaca, estabelecendo bases para futuros estudos que poderiam investigar se com a mudança de hábitos poder-se-ia reverter o dano antes do desenvolvimento total da doença.
A calcificação da artéria coronária, medida através de uma varredura coronária não invasiva que usa CT, indica a quantidade de cálcio contido em placas dentro das artérias, pois a doença arterial ocorre quando essas placas se acumulam ao longo do tempo, fazendo com que as artérias se estreitem.
Analisando exames de coração e registros de atividade física de mais de 2.000 adultos que vivem em Dallas, os pesquisadores descobriram a cada hora de tempo sedentário por dia, em média, foi associado com um aumento de 14 por cento da carga de calcificação da artéria coronária. A associação foi independente da atividade física e outros fatores de riscos tradicionais da doença cardíaca.
“Acho que o estudo oferece uma mensagem promissora. A redução da quantidade de tempo que você se senta em uma ou duas horas por dia poderia ter um impacto significativo e positivo sobre a sua futura saúde cardiovascular”, observou Kulinski.
Um ponto forte do estudo é que os pesquisadores usaram um dispositivo de rastreamento de movimento chamado de acelerômetro para medir quanto tempo os participantes se portavam como sedentários e quanto eles exercitavam, enquanto que a maioria dos estudos anteriores se baseou em pesquisas.
“Com os exames, há mais subjetividade”, disse Kulinski. “Com este dispositivo, nós somos capazes de registrar os níveis de atividade de minuto a minuto.”
Os resultados revelaram que os participantes sentavam-se um pouco mais de cinco horas por dia, em média, com um intervalo de duas a 12 horas. Participantes mais sedentários eram mais propensos a ser mais velhos, terem um índice de massa corporal mais elevado, e apresentarem diabetes ou hipertensão. A análise contou com esses fatores, bem como renda, estado civil, tabagismo, colesterol e outros fatores demográficos e de saúde. Pessoas com doença cardiovascular conhecida, como prévio acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco, foram excluídas da análise.
“A lição aqui é que é realmente importante tentar mover o máximo possível em sua vida diária, por exemplo, dar um passeio durante o almoço, se movimentar enquanto fala ao telefone, escolher a escada em vez do elevador e usar um pedômetro para acompanhar os seus passos diários”, aconselhou Kulinski. “E se você tem um trabalho já sedentário, não vá para casa à noite sentar-se em frente da TV por horas a fio.”
Traduzido por Essentia Pharma
Fonte: http://www.sciencedaily.com/releases/2015/03/150305205959.htm
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar