A suplementação com extrato de curcumina pode proteger contra o desenvolvimento de diabetes tipo 2 entre os homens e mulheres pré-diabéticas, de acordo com as conclusões de um estudo publicado em julho de 2012, na revista científica Diabetes Care.
O estudo avaliou 237 indivíduos com pré-diabetes – isso significa que a pessoa poderia ter glicose de jejum entre 100 e 124mg/dL, teste de tolerância oral à glicose entre 140 e 199mg/dL (2hs após a administração de glicose) ou hemoglobina glicada (HbA1C) entre 5,7 e 6,4%. Os participantes receberam três cápsulas de curcumina (240mg de curcuminoides cada), duas vezes por dia, ou cápsulas de placebo por 9 meses. Os exames físicos e clínicos realizados no momento da inscrição e depois no 3º, 6º e 9º mês, forneceram dados sobre o peso corporal, circunferência da cintura, tolerância à glicose, resistência à insulina, hemoglobina glicada, peptídeo-C e outros fatores.
Ao final do estudo, 16,4% dos participantes do grupo placebo tinham desenvolvido diabetes (glicose em jejum de 126mg/dL ou mais), teste de tolerância à glicose oral em 200mg/dL e HbA1C em 6,5% ou mais. Entre aqueles que receberam a curcumina, nenhum caso de diabetes foi diagnosticado. Este grupo mostrou melhor funcionamento das células-β (células do pâncreas que armazenam e liberam insulina e peptídeo-C), menor resistência insulínica e níveis mais elevados de adiponectina comparado com o grupo placebo. Além disso, no último acompanhamento uma pequena redução no peso corporal e da circunferência abdominal foi observada no grupo curcumina. Nenhum efeito colateral significativo foi observado.
Cheungsamarn e sua equipe sugerem que a curcumina pode prevenir a progressão da pré-diabetes para diabetes através da manutenção da função adequada das células-β. Também observaram que o aumento da adiponectina observada em associação com a suplementação de curcumina ajuda a reduzir a inflamação, que é uma causa de degradação das células beta.
“Nosso estudo mostrou que o extrato de curcumina pode efetivamente evitar que a população pré-diabética desenvolva diabetes tipo 2”, concluíram os autores. “Embora os resultados sejam expressivos, faz-se necessário a aplicação de um ensaio clínico mais longo para confirmar a efetividade da curcumina para melhorar a função das células-β”.
Durante séculos, especiarias foram usadas como medicamentos e, atualmente, seu potencial de cura está novamente sendo descoberto e investigado, em especial a curcumina, um ingrediente do conhecido curry. É um produto original da Índia e é comercialmente conhecido como Curcumin C3 Complex®, um extrato com 95% de curcuminoides, diferente dos extratos disponíveis no mercado nacional, que apresentam apenas 0,4%, o que aumenta sua biodisponibilidade. A curcumina é derivada da cúrcuma, um membro da família do gengibre que é composta por mais de 1300 espécies e a maioria é considerada planta medicinal, entre elas o açafrão, pimenta e cardamomo.
Estudos sugerem que a curcumina pode ter benefícios em inúmeras patologias, além do diabetes, incluindo câncer, problemas de pele (psoríase), doença de Alzheimer, doenças inflamatórias intestinais, doenças auto-imunes e dor crônica.
A disponibilidade de Curcumin C3 Complex® dentro da célula pode melhorar com a associação de outros ativos, como a pimenta preta (Bioperine®). Embora seja um composto seguro podem existir interações medicamentosas ainda não investigadas.
Referência:
Chuengsamarn, S., Rattanamongkolgul, S., Luechapudiporn, R., Phisalaphong, C., Jirawatnotai, S. Curcumin extract for prevention of type 2 diabetes. Diabetes Care. 2012 Nov;35(11):2121-7. (Disponível na íntegra)
Lazar AN, Mourtas S, Youssef I, Parizot C, Dauphin A, Delatour B, Antimisiaris SG, Duyckaerts C. Curcumin-conjugated nanoliposomes with high affinity for Aβ deposits: Possible applications to Alzheimer disease.
Nanomedicine. 2012 Dec 7. pii: S1549-9634(12)00687-9.
Taylor RA, Leonard MC. Curcumin for inflammatory bowel disease: a review of human studies. Altern Med Rev. 2011 Jun;16(2):152-6.
LifeExtension@2012
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar