Newsletter
Essentia Pharma
Nossos melhores artigos e estudos da
Harvard Health Publishing no seu e-mail.
A fosfatidilcolina vem sendo muito procurada por quem quer preservar ou restaurar a saúde do fígado. Mas essa molécula não tem apenas essa função no organismo. Ele pode também promover a saúde do cérebro e do sistema cardiovascular, por exemplo. Siga no texto e descubra como ela atua no organismo e como ela pode ser encontrada em alimentos, suplementos e medicamentos manipulados.
Quimicamente, a fosfatidilcolina é um glicerofosfolipídeo constituído por um grupo de ácido graxo, fosfato e colina. Ela ajuda a manter a integridade das membranas celulares e está envolvida em uma série de outros processos que ajudam a manter o funcionamento do organismo. Por isso mesmo, está presente em diversos órgãos do nosso corpo.
A fosfatidilserina também é um glicerofosfolipídeo que circunda e protege as células do organismo. A principal diferença entre elas é que a fosfatidilserina não contém colina em sua composição. Além disso, como está concentrada principalmente no cérebro e nos tecidos neurais, a fosfatidilserina tem sua atuação mais direcionada ao funcionamento do sistema nervoso.
Como vimos, a fosfatidilcolina está envolvida em uma série de processos que ajudam a manter o funcionamento do organismo. Confira abaixo como ela atua em alguns órgãos e sistemas específicos.
A fosfatidilcolina protege e auxilia na recuperação das células do fígado quando expostas à ingestão abusiva de álcool. Ela exerce uma função crítica no transporte de gordura de uma célula para outra, mecanismo vital para manter as estruturas celulares saudáveis.
Ao fornecer colina, reforça sua função protetora da saúde do fígado. Pode ser indicada para doenças hepáticas, como hepatite alcoólica, esteatose hepática, hepatites B e C.
Também protege contra os efeitos da ingestão de substâncias tóxicas e de intoxicação medicamentosa. Possui ainda função antioxidante, combatendo os radicais livres e ativando o sistema imunológico.
A fosfatidilcolina influencia a formação e a secreção do colesterol dos tipos HDL e LDL. Dessa forma, auxilia na retirada do excesso de colesterol livre das membranas celulares e dos vasos sanguíneos, evitando assim o seu acúmulo e progressão para placas que podem causar infarto ou acidente vascular cerebral.
Além disso, a colina auxilia na diminuição da presença de homocisteína no sangue, e esse aminoácido está relacionado ao risco aumentado de doenças cardiovasculares.
A colina é a principal precursora da acetilcolina, um neurotransmissor que desempenha papel importante em funções cognitivas, como aprendizagem e memória. Estudos mostram que o consumo contínuo de fosfatidilcolina pode levar a um aumento dos níveis cerebrais de acetilcolina, com consequente melhora da memória e aprendizado.
A fosfatidilcolina pode ser uma opção para pessoas que precisam de cuidados com o fígado ou a circulação sanguínea, ou ainda, que desejam potencializar a memória e a aprendizagem.
Ela é facilmente reconhecida e absorvida pelo organismo, podendo ser ingerida via alimentos específicos ou medicamentos manipulados.
Os principais alimentos que fornecem a fosfatidilcolina são:
Outra opção é manipular medicamentos com fosfatildicolina. A Essentia Pharma desenvolveu o Phos 3 Plus, rico em colina, vitaminas do complexo B, e outros ativos benéficos para a saúde do fígado, sistema cardiovascular e cérebro. Entre em contato para saber mais!
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar
Newsletter
Essentia Pharma
Nossos melhores artigos e estudos da
Harvard Health Publishing no seu e-mail.
Olá!
Como podemos ajudar você?