NOVIDADE TECNOLÓGICA ESSENTIA
O Sistema Lipofílico de Alta Absorção ESSENTIA foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma melhor biodisponibilidade e eficácia de substâncias lipofílicas. A fim de aperfeiçoar esta tecnologia, a Essentia Pharma desenvolveu as LIQUID CAPSULES ESSENTIA como uma evolução do seu Sistema Lipofílico de Alta Absorção.
As LIQUID CAPSULES ESSENTIA são cápsulas gelatinosas que utilizam o processo de enchimento e selagem especial proporcionando uma retenção precisa e segura de líquidos e óleos, evitando vazamentos indesejados, além de propiciar o desenvolvimento de formulações inovadoras e personalizadas. Esta técnica permitirá a encapsulação de líquidos e óleos, algo inovador em farmácias de manipulação.
O QUE TORNA A “LIQUID CAPSULES ESSENTIA” UMA INOVAÇÃO?
OTIMIZANDO A ABSORÇÃO DE SUBSTÂNCIAS LIPOFÍLICAS
A incorporação de fármacos pouco solúveis ou de caráter lipofílico a excipientes lipídicos pode otimizar a biodisponibilidade desses ativos, uma vez que mantêm o composto em solução no trato gastrointestinal (TGI), fazendo com que permaneça uma máxima concentração de fármaco livre. Os parâmetros considerados mais importantes em relação à biodisponibilidade dos fármacos são o grau de emulsificação, em termos de tamanho de partícula e solubilidade do fármaco1.
Triglicerídeos de cadeia média (TCM) e de cadeia longa (TCL) são comumente utilizados como base em formulações oleosas orais. Os óleos de baixo peso molecular são inicialmente solubilizados pelos sais biliares formando micelas (gotículas de gordura com alto perfil de absorção) e, assim, transportadas ao fígado; e os óleos de alto peso molecular são absorvidos nos enterócitos (células do intestino delgado) formando quilomícrons (lipoproteínas de grande diâmetro) que serão transportados pelo sistema linfático1. Esta absorção linfática faz com que estas substâncias não tenham a primeira passagem hepática, pois o sistema linfático intestinal se conecta com o ducto torácico, levando as substâncias para a circulação sistêmica antes de serem metabolizadas e excretadas pelo fígado.
SUGESTÕES DE FÓRMULAS
A absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) é influenciada por diversas condições fisiológicas, tais como tipo de gordura presente no alimento, portanto, observa-se frequentemente uma baixa biodisponibilidade dessas vitaminas4. Segundo estudos, em comparação com outras formas orais, a concentração plasmática máxima e a absorção das vitaminas lipossolúveis em formulações lipídicas são otimizadas, o que gera um aumento de biodisponibilidade1. Um estudo de avaliação da segurança do uso de suplementos de vitamina D3 em indivíduos com idade entre 10 e 17 anos, constatou-se que quando administrada em veículo oleoso houve um aumento de 4,25 vezes nos níveis séricos de 25(OH)D (calcitriol – metabólito ativo circulante da vitamina D) comparado ao uso em outros veículos2,3
A vitamina E é geralmente disponibilizada no mercado na forma de “alfa-tocoferol”, que representa apenas uma das formas de apresentação da vitamina. Na natureza, a vitamina E é encontrada sob diferentes formas, sendo que o alfa-tocoferol é apenas um dos 8 isômeros que o corpo necessita e utiliza em seus processos metabólicos. A suplementação de alfa-tocoferol de forma isolada não reproduz os resultados de prevenção da peroxidação lipídica obtidas com a vitamina E proveniente dos alimentos (composta por todas as frações)5,6. O Mix de Tocoferóis na forma de Liquid Capsules Essentia é composto pelas frações alfa, beta, gama e delta tocoferóis, o que permitirá uma potencialização tanto da absorção quanto dos efeitos antioxidantes da vitamina E.
A astaxantina é um carotenoide presente em organismos marinhos tais como algas, crustáceos e peixes, de caráter lipofílico e baixa biodisponibilidade oral. Dentre os vários fatores que interferem na absorção da astaxantina, o grau de esterificação é o mais proeminente. Quando esterificado (ligado à gordura) ou quando administrada com óleo, a astaxantina é prontamente absorvida no sistema digestivo, incorporada à quilomícrons e transportada aos tecidos através das lipoproteínas apresentando, assim, maior biodisponibilidade em razão de sua lipofilicidade7.
O orégano é uma planta amplamente utilizada como condimento ou medicamento. O orégano mais comum é o europeu (Origanum vulgare) e o mexicano (Lippia graveolens). Todas as variedades de orégano utilizadas mostram um conteúdo elevado (> 90%) de quatro componentes principais: carvacrol, gama-terpinene, p-cimeno e timol. O óleo de orégano possui elevada atividade antimicrobiana, sendo eficaz em infecções respiratórias, tosse espasmódica, tuberculose e asma. O óleo de orégano estimula a digestão, além de aliviar gases e eliminar parasitas intestinais. Na medicina tradicional chinesa seu uso principal é para tratamento de disenteria e enterites. O óleo de orégano tem demonstrado atividade inibidora do crescimento de patógenos intestinais incluindo Cândida albicans.
CONSULTE FÓRMULAS E SUGESTÕES DE DOSE
ESSENTIA@ESSENTIA.COM.BR
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar