De acordo com um novo estudo publicado no Journal of Nutrition, o extrato de alho envelhecido pode reverter o acúmulo de placas arteriais e ajudar a prevenir a progressão da doença cardíaca.
A pesquisa, conduzida em LA BioMed, encontrou uma redução na quantidade de placas de baixa atenuação, ou “placas moles”, nas artérias de pacientes com síndrome metabólica que tomaram extrato de alho envelhecido. A síndrome metabólica caracteriza-se por obesidade, hipertensão e outros fatores de risco cardíaco.
“Este estudo é mais uma demonstração dos benefícios deste suplemento para reduzir o acúmulo de placa mole e impedir a formação de novas placas nas artérias, que podem causar doenças cardíacas”, disse Matthew J. Budoff, MD, pesquisador chefe da LA BioMed. “Completamos quatro estudos randomizados, e eles levaram-nos a concluir que o extrato de alho envelhecido pode ajudar a retardar a progressão da aterosclerose e reverter os estágios iniciais da doença de coração.”
O estudo envolveu 55 pacientes, com idades entre 40 e 75 anos, que tinham sido diagnosticados com a síndrome metabólica. Todos os participantes foram submetidos à triagem no início do estudo para medir o volume total da placa coronária, bem como placa com alta concentração de cálcio, não calcificada e placa de baixa atenuação. A triagem foi realizada utilizando Cardiac Computed Tomography Angiography (CCTA), uma tecnologia de imagem não-invasiva que mede com precisão os depósitos de cálcio e acúmulo de placas nas artérias.
Após a avaliação, os participantes receberam um placebo ou uma dose de 2.400 miligramas de extrato de alho envelhecido todos os dias. A triagem de acompanhamento, realizada um ano após a triagem inicial, descobriu que aqueles que tinham tomado o suplemento apresentaram uma redução do acúmulo total de placa em 80%, e da placa mole, e regressão de placas de atenuação (menos placas durante o follow-up).
Fonte:http://www.sciencedaily.com/releases/2016/01/160121122158.htm
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar