Um artigo publicado online em 31 de março de 2015 na revista Stroke American Heart Association revela uma redução no número de mortes de AVC entre os usuários mais velhos de suplementos vitamínicos.
O estudo incluiu 72.180 homens e mulheres entre as idades de 40 e 79 anos no momento da inscrição no Japan Collaborative Cohort, que foi projetado para avaliar o impacto de fatores de estilo de vida sobre a saúde. Questionários dietéticos administrados no início do estudo recolheram informações sobre o uso de multivitaminas e outros dados. Os participantes foram acompanhados por uma média de 19,1 anos, durante o qual houve 1.148 mortes por acidente vascular cerebral isquêmico, 877 mortes causadas por acidente vascular cerebral hemorrágico e 62 mortes por AVC não especificadas.
Treze por cento dos entrevistados reportaram o uso de multivitaminas. O risco ajustado de mortalidade geral entre os usuários de multivitaminas foi de 13% menor do que os não usuários e o risco de morrer de AVC isquêmico foi 20% menor. Entre os 49,2% dos indivíduos que consumiam frutas e legumes menos de três vezes por dia, o uso regular de um multivitamínico foi associado com uma redução de 33% na mortalidade por AVC em comparação a um risco 14% menor experimentado por usuários casuais. Quando o risco de morte por acidente vascular cerebral isquêmico entre aqueles com baixa ingestão de frutas e hortaliças foi examinado, os usuários regulares de multivitaminas tinham menos da metade do risco em comparação com os não usuários.
“A partir desse estudo de coorte prospectivo, descobrimos que o uso de multivitaminas, particularmente o uso frequente, foi associado à redução do risco de mortalidade total e por acidente vascular cerebral isquêmico entre os japoneses com menor ingestão de frutas e legumes”, concluíram Jia-Yi Dong e seus colegas. “Esta descoberta apoia um papel benéfico do uso de multivitamínico entre as pessoas com insuficiente ingestão de nutrientes.”
Traduzido por Essentia Pharma
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar