De acordo com um estudo de 2014 da organização AARP, a saúde do cérebro é o segundo componente mais importante na manutenção de um estilo de vida saudável. Enquanto as pessoas envelhecem, elas podem experimentar uma série de questões cognitivas desde a diminuição do pensamento crítico à demência e doença de Alzheimer. Na edição de março de Food Technology publicada pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (em inglês, Institute of Food Technologists – IFT), a editora contribuinte Linda Milo Ohr escreve sobre oito nutrientes que podem ajudar a manter o seu cérebro em boa forma.
- Flavonoides do Cacau: já associados à melhoria da circulação e saúde do coração, uma pesquisa preliminar mostra também uma possível conexão com a melhoria da memória. Um estudo mostrou que os flavonoides de cacau podem melhorar a função de uma parte específica do cérebro chamada de giro denteado, que está associada com a memória relacionada com a idade (Brickman, 2014).
- Ácido graxo ômega-3: há tempo sido mostrado como contribuinte para a boa saúde do coração e, agora, sendo apontado como importante para a saúde cognitiva. Um estudo em camundongos descobriu que a suplementação de ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 pareceu resultar em melhor memória de reconhecimento de objeto, espacial e localização (memórias que podem ser conscientemente lembradas como fatos e conhecimentos), e retenção de resposta adversa (Cutuli, 2014). Os alimentos ricos em ômega-3 incluem salmão, óleo de linhaça e sementes de chia.
- Fosfatidilserina e ácido fosfatídico: Dois estudos-piloto mostraram que uma combinação de fosfatidilserina e ácido fosfatídico pode beneficiar a memória, o humor e a função cognitiva em idosos (Lonza, 2014).
- Nozes: uma dieta suplementada com nozes pode ter um efeito benéfico na redução do risco, e retardar o aparecimento ou a progressão da doença de Alzheimer em camundongos (Muthaiyah, 2014).
- Citicolina: A citicolina é uma substância natural que se encontra nas células do corpo e ajuda no desenvolvimento do tecido cerebral, o que ajuda a regular a memória e função cognitiva, melhorar a comunicação entre os neurônios, e proteger as estruturas neurais de danos por radicais livres. Ensaios clínicos demonstraram que suplementos de citicolina podem ajudar a manter a função cognitiva normal com o envelhecimento e proteger o cérebro dos danos dos radicais livres. (Kyowa Hakko EUA).
- Colina: associada com a saúde do fígado e das mulheres, também ajuda com os sistemas de comunicação de células dentro do cérebro e no resto do corpo. A colina pode também apoiar o cérebro durante o envelhecimento e ajudar a prevenir mudanças na sua química que resultam em declínio cognitivo e fracasso. Uma importante fonte de colina na dieta são os ovos.
- Magnésio: os suplementos de magnésio são frequentemente recomendados para aqueles que experimentaram sérias concussões. Alimentos ricos em magnésio incluem abacate, soja, bananas e chocolate amargo.
- Mirtilos: os mirtilos são conhecidos como tendo atividade antioxidante e anti-inflamatória, porque apresentam uma elevada concentração de antocianinas, um flavonoide que melhora a qualidade de promoção da saúde dos alimentos. O consumo moderado de mirtilo poderia oferecer benefícios cognitivos, tais como aumento de sinalização neural nos centros cerebrais.
Traduzido por Essentia Pharma
Fonte: http://www.sciencedaily.com/releases/2015/04/150415203340.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+sciencedaily%2Fmind_brain+%28Mind+%26+Brain+News+–+ScienceDaily%29
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Postado 26/06/2015 | Atualizado 30/03/2020 | Tempo de leitura 5 min