O paracetamol ou acetaminofeno (Tylenol) é amplamente recomendado para o alívio da dor nas costas, joelho e quadril. Mas uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados descobriu que ele não funciona melhor do que um placebo.
Pesquisadores australianos analisaram três ensaios randomizados que compararam o acetaminofeno com um placebo para o alívio de dores na coluna, e 10 ensaios que compararam o seu uso para aliviar a dor da osteoartrite. Somando todos os ensaios, a análise incluiu 5.366 pacientes. O acetaminofeno foi administrado por via oral em doses entre 3.000 e 4.000 miligramas por dia, exceto em um estudo em que a dose de 1.000 mg foi administrada por via intravenosa.
A revisão, publicada online na BMJ, encontrou evidências de alta qualidade que o Tylenol é ineficaz no tratamento da dor lombar ou incapacidade. Ela também encontrou evidências de que a droga quadruplica o risco de um teste de função hepática anormal, mas o significado clínico da descoberta não é claro.
Os estudos sobre a dor, devido à artrite, de joelho e quadril encontrou um efeito pequeno, mas clinicamente insignificante de alívio da dor a curto prazo do acetaminofeno em comparação com um placebo.
As diretrizes clínicas de grupos médicos normalmente recomendam paracetamol para alívio da dor, mas “as diretrizes americanas foram publicadas em 2007, quando as evidências eram fracas”, afirmou a autora sênior, Manuela L. Ferreira, professora associada no George Institute for Global Health em Sydney. “Essa nova evidência – de mais alta qualidade a partir de documentos de todo o mundo – mostra que é hora de rever as recomendações do acetaminofeno.”
O principal autor, Gustavo C. Machado, candidato a Ph.D. no Instituto George, acrescentou que os pacientes devem conversar com seus médicos e “discutir quais são as melhores opções de tratamento e quais são os danos e benefícios. E eles devem estar cientes de que esta revisão mostra que o acetaminofeno (paracetamol) não deve ser recomendado como analgésico de primeira linha para estas condições”.
Traduzido por Essentia Pharma
Por: NICHOLAS bakalár
Fonte: http://well.blogs.nytimes.com/2015/04/01/the-limits-of-tylenol-for-pain-relief/?_r=0
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar