Quais são as maneiras que você lida com o estresse em sua vida? Você faz ioga? Medita? Se exercita? Talvez você deva acrescentar a suplementação de prebióticos a sua lista.
Os probióticos são bem conhecidos para beneficiar a saúde digestiva e geral, mas os prebióticos são menos compreendidos. Os prebióticos são certos tipos de fibras não digeríveis que as bactérias probióticas se alimentam, isto é, fibras encontradas em muitas fontes vegetais, como aspargos, aveia e leguminosas. (Certas bactérias também se alimentam de não-fibras, como a proteína lactoferrina, que também age como um prebiótico e é encontrada no leite materno.)
De acordo com um novo estudo publicado na revista on-line Frontiers in Behavioral Neuroscience pela professora Monika Fleshner, PhD, e sua equipe da Universidade do Colorado, Boulder, a ingestão regular de prebióticos pode promover bactérias benéficas no intestino e recuperação de padrões normais de sono após um episódio estressante.
“O estresse agudo pode perturbar o microbioma intestinal”, explicou a Dra. Agnieszka Mika, uma colega de pós-doutorado e coautora do estudo, “e queríamos testar se uma dieta rica em prebióticos aumentaria as bactérias benéficas, bem como se protegeria os micróbios intestinais de distúrbios induzidos pelo estresse. Também queríamos olhar para os efeitos dos prebióticos sobre a recuperação de padrões normais de sono, uma vez que tendem a ser interrompidos após eventos estressantes.
Nesta experiência, os ratos de laboratório receberam dietas prebióticas durante várias semanas antes de uma condição de teste estressante e foram comparados com ratos de controlo que não receberam a dieta enriquecida com prebiótico. Curiosamente, os animais que consumiam prebióticos antes do evento estressante não experimentaram ruptura induzida pelo estresse em sua microbiota intestinal e também recuperaram padrões de sono mais saudáveis mais cedo do que os controles.
Dado que estas experiências foram feitas em ratos, estes resultados são relevantes para os seres humanos? “O estressor que os ratos receberam foi o equivalente a um único intenso episódio estressante para os seres humanos, como um acidente de carro ou a morte de um ente querido”, relatou o Dr. Robert S. Thompson, autor principal do estudo. “Um próximo conjunto de estudos olhará exatamente para essa questão: Será que os prebióticos podem ajudar os seres humanos a proteger e restaurar sua microbiota intestinal e recuperar padrões de sono normal após um evento traumático?”
Entretanto, devemos começar a incluir prebióticos em nossas dietas para ajudar a lidar com o estresse? “Até agora nenhum efeito adverso foi relatado”, disse a Dra. Mika, “e eles são encontrados amplamente em muitas plantas, mesmo presentes no leite materno, e já estão comercialmente disponíveis”. Os seus benefícios podem ser bactérias intestinais saudáveis e sono reparador.
Fonte: https://www.sciencedaily.com/releases/2017/02/170210130951.htm
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar